Sábado, 26 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 26 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Quinta-feira, 30 de Março de 2023, 07:21 - A | A

Quinta-feira, 30 de Março de 2023, 07h:21 - A | A

A PARTIR DAS 8 HORAS

Mutirão de Cidadania atende população na Igreja do Divino

ÔNIBUS LILÁS: veículo faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher

Da Redação

As secretarias Estadual e Municipal de Assistência Social ofertam, nesta sexta-feira (31), a partir das 08 horas, uma série de serviços à população chapadense. A ação integra o projeto Ônibus Lilás, que promove ações de cunho social voltado para as famílias que se incluem no Programa Ser Família/Ser Mulher.

O evento será realizado no salão da Igreja do Divino, na Avenida São Sebastião, em frente ao Estádio de Futebol Apolônio Bouret (campão), e atenderá a população até às 17 horas. 

Dentre os serviços ofertados, a orientação do programa Ser Família sobre o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico); com a equipe da Tecnologia e Informação da Setasc, informando sobre o uso do aplicativo MT Cidadão para emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA); a equipe do Procon explicará quais são os direitos da mulher consumidora e provedora do lar; além dos técnicos do Ônibus Lilás que vão ministrar palestras e atendimento psicoassistencial individualizado, com o objetivo de prevenir a violência doméstica. 

Ônibus Lilás

Ônibus Lilás

Cabide solidário; pintura em arte para crianças; foto 3x4; plastificação de documentos e requerimento de 2° via de documentos (certidão de nascimento, casamento e óbito) também estão entre os serviços ofertados aos cidadãos chapadenses.

 

O evento, que faz parte do Mês da Mulheres, tem o apoio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), coordenada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

Ônibus Lilás
A unidade conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas pelas psicólogas. As vítimas também recebem orientação jurídica de onde e como podem buscar ajuda. As pessoas atendidas têm acesso a material gráfico para conscientização de seus direitos. O veículo faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com o que preconiza a Lei Maria da Penha, em seu artigo 1º, parágrafo 1º: "o poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Programa Ser Família

A secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, destaca a importância do Programa SER Família para a população mato-grossense, em especial às mulheres vítimas de violência doméstica que serão atendidas com o SER Família Mulher e o programa Capacita MT.

“Nós temos dados muito claros na Assistência Social de que a mulher é a grande chefe de família, principalmente entre as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Temos a mulher como prioridade e não pensamos apenas em assistí-las nas suas necessidades, mas em contribuir para que elas se desenvolvam e sejam independentes financeiramente. E isso é muito enfatizado pela primeira-dama de MT: levar oportunidade de capacitação e inserção dessas mulheres no mercado de trabalho com o Capacita MT, que será lançado em breve pelo governador e pela primeira-dama de MT”, afirmou.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia



contatoalochapada@gmail.com

(65) 99235-9330