Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 03 de Julho de 2023, 22:08 - A | A

Segunda-feira, 03 de Julho de 2023, 22h:08 - A | A

corpo livre

Mato Grosso ganha estância de naturismo no Lago do Manso em Chapada dos Guimarães

Área está em fase de negociação e expectativa é que primeiros visitantes sejam recebidos até o final do segundo semestre deste ano

Camila Ribeiro | HNT

A primeira estância dedicada à prática do naturismo em Mato Grosso será instalada no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá), conforme apurado com exclusividade pelo HNT. A área onde o espaço será estruturado está em fase de negociação e a expectativa é que até o final do segundo semestre comece a receber os primeiros visitantes.

A presidente da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), Paula Duarte Silveira, confirmou à reportagem que encontrou com o empresário mato-grossense responsável pelo empreendimento em um congresso de naturismo na cidade de Guarapari, no Espírito Santo.

Na conversa, foi acertada a participação de Paula em um evento dedicado ao tema que reunirá adeptos da região. Quando for inaugurado, o local colocará Mato Grosso na lista seleta de regiões do Brasil com atividade naturista oficial.

Atualmente, apenas Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Brasília, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro compõem o ranking.

“Fui convidada para uma palestra em agosto. Nosso objetivo é falar sobre o estilo de vida em torno do naturismo que é muito mais do que simplesmente estar sem roupa, mas envolve a integração do indivíduo com o meio ambiente e a adoção de hábitos saudáveis, estimulando as pessoas a praticar atividades físicas e fazer boas escolhas na hora de se alimentar”, exemplificou a presidente da FBrN.

Durante visita da líder da Federação de Naturismo a Mato Grosso, também serão repassados com o investidor, os últimos detalhes para a formalização da primeira associação ligada a entidade no Estado. “Somos uma instituição séria, que possui código de ética, carteirinha e parâmetros rígidos de regulamentação”, disse Paula.

NATURALISMO

 

NUDISMO X NATURISMO

Com certeza o leitor já aplicou erroneamente o termo nudismo quando se referia a uma ação naturista. Esse conflito é normal, porém, a diferença entre as práticas são gigantes. É o que explicou Paula.

“O naturismo é uma filosofia de vida aberta à participação de pessoas de qualquer idade, famílias e, inclusive, crianças. Não há nenhum tipo de segunda intenção ou maldade. Já o nudismo tem uma conotação mais pejorativa que, geralmente, é atrelada ao sexo”, contou a representante da FBrN.

Segundo Paula, o “naturista raiz” procura se informar sobre a cultura que o naturismo carrega e alguns chegam a se filiar a FBrN para se conectar com outros adeptos. A entidade foi fundada no Brasil em 1988 e é ligada à Federação Internacional, localizada na Áustria.

Os naturistas brasileiros seguem as regras da Carta de Tambaba, pactuada no 'I Encontro de Naturistas do Norte e Nordeste', na Paraíba, em 2012. Uma das premissas da cartilha do grupo é o respeito aos corpos.

"Seguimos a cultura do corpo livre, representada pelo termo alemão FKK. Respeitamos as pessoas, o meio ambiente, o corpo gordo, o corpo magro, pessoas de todos os gêneros, orientações sexuais ou religião. Não há uma distinção, segregação ou preconceito", pontuou Paula Duarte. Todos esses conceitos serão compartilhados com os participantes da sua palestra em Chapada dos Guimarães.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia