25 de Julho de 2025
Sexta-feira, 25 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 25 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 17:07 - A | A

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 17h:07 - A | A

ENGENHARIA

ABEE-MT se reúne com Mauro Mendes e resgata história da Engenharia Elétrica em MT

Da assessoria
Da Redação

Na tarde desta quarta-feira, 23 de julho, a Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas, Seção Mato Grosso (ABEE-MT), promoveu um encontro histórico com o governador do Estado e ex-presidente da entidade, Mauro Mendes. Liderada pela engenheira eletricista Adriana Dussel, atual presidente da ABEE-MT, a reunião contou com a participação de ex-presidentes, membros da diretoria e convidados ilustres que marcaram a trajetória da instituição ao longo de mais de quatro décadas.
O momento serviu para o resgate da memória institucional e a celebração do legado da associação, fundada há mais de 44 anos sob o nome de Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE), hoje ABEE-MT. A história da entidade será eternizada em um livro que abordará desde sua criação até os dias atuais, destacando a luta e as conquistas dos profissionais da Engenharia Elétrica no estado.
Para a presidente Adriana Dussel, primeira mulher a ocupar o cargo máximo da entidade, o encontro representa mais do que um reencontro de gerações. “Hoje sou a primeira mulher a presidir a entidade, e este encontro com o governador simboliza a força e a vitória dos profissionais da nossa categoria. Foi um dia de lembrar o crescimento da entidade, como ela começou e onde chegou”, disse Dussel.
Ainda segundo a atual presidente, com o avanço da tecnologia, a gestão evoluiu e proporcionou maior conhecimento aos associados, que atualmente já passam de 400: “Esse encontro reforçou a importância da valorização da Engenharia Elétrica e da união de gerações em torno do fortalecimento institucional, destacando a contribuição da ABEE-MT para o desenvolvimento técnico e social do estado”, destacou ela.
O governador Mauro Mendes relembrou com emoção seu início na associação, ainda na década de 1980, quando dava os primeiros passos na carreira de engenheiro. “Era um momento ainda de início de carreira, e eu trazia comigo aquela vontade, aquele tempo de quem se forma numa faculdade cheia de sonhos e ideais, que alimentavam minha expectativa e a vontade de construir algo profissionalmente. Sempre atuei na área de telecomunicações, entrei na área de telefonia celular, e via nisso uma forma de ajudar no desenvolvimento do mercado e da engenharia. Sempre acreditei que a união em prol de um objetivo comum é a melhor forma de atingir resultados”, disparou Mendes.
A reunião também contou com a presença do fundador da entidade, professor Ildomar Freitas, cuja história é considerada símbolo de dedicação e pioneirismo na Engenharia Elétrica mato-grossense. “Uma tarde de memórias, reconhecimento e valorização da modalidade em Mato Grosso. A minha trajetória é uma lição de humildade, persistência e compromisso, não apenas com a profissão, mas com a coletividade, a justiça técnica e com o futuro. Que esta trajetória inspire novas gerações de engenheiros a não aceitarem a invisibilidade, a construírem suas instituições e a defenderem o espaço que a Engenharia Elétrica merece”, declarou.

Também estiveram presentes o vice-presidente da ABEE-MT, Walter Aguiar; o diretor financeiro, Ruah Carlos; o conselheiro do Crea-MT pela entidade, Robson Vaz; e nomes históricos da associação, como os ex-presidentes Marco Antonio Pinto e Lauro Leocádio, o ex-vice-presidente Matheus da Silveira e o ex-secretário José Mateus Rondina.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia