Cuiabá é a capital brasileira onde o sertanejo tem mais força. Segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte em parceria com o Datafolha, 68% dos moradores da capital mato-grossense afirmaram ouvir o estilo musical — quase o dobro da média nacional, que é de 34%. No ranking, Campo Grande (MS) aparece em segundo lugar (64%) e Goiânia (GO) em terceiro (62%).
O levantamento mostra que o sertanejo é ouvido por diferentes públicos em Cuiabá, independente de religião, orientação sexual, faixa etária, classe social ou escolaridade. Entre as mulheres, 73% disseram preferir o gênero, enquanto entre os homens o índice foi de 62%. A pesquisa aponta ainda que 68% dos heterossexuais e 64% dos LGBTQIAPN+ também têm o sertanejo como principal estilo musical.
A preferência é praticamente unânime em todos os níveis de escolaridade: 70% entre quem tem ensino fundamental, 69% entre os de ensino médio e 63% entre os de nível superior. Já na divisão por classe social, o índice se mantém equilibrado: D/E (68%), C (67%), B (70%) e A (68%).
O gênero também atravessa gerações. O público de 25 a 34 anos é o mais ligado ao sertanejo (73%), mas até entre os idosos a adesão é alta, chegando a 61%. Além do sertanejo, outros estilos aparecem na rotina musical dos cuiabanos: gospel (29%) e pagode (18%).
Como os cuiabanos ouvem música
Os celulares e smartphones são os principais meios utilizados para ouvir música em Cuiabá, com 83% de adesão. Mas a capital também está entre as cidades que mais usam rádio (67%) e carro (60%) como alternativas.
O levantamento ainda identificou que:
Celular/smartphone: 83%
Som portátil: 73%
Rádio: 67%
Carro: 60%
Computador/notebook: 37%
CD/DVD: 18%
Discos de vinil: 7%
Nas plataformas digitais, o YouTube lidera como a mais usada pelos cuiabanos para ouvir música (70%), seguido pelo Spotify (41%) e TikTok (36%). Em menor proporção, aparecem “Sua Música” (28%), Amazon Music (15%), Deezer (13%), Apple Music (13%) e Tidal (4%).
Outro dado curioso é que 75% dos cuiabanos preferem ouvir música sem fones de ouvido, contra 25% que usam o acessório.
A pesquisa
A Cultura nas Capitais é um levantamento quantitativo sobre hábitos culturais, que busca revelar a diversidade e desigualdade no acesso à cultura no Brasil. Foram realizadas 19.500 entrevistas presenciais em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal. Em Cuiabá, foram 600 entrevistas entre os dias 26 de abril e 9 de maio de 2024.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real