02 de Setembro de 2025
Terça-feira, 02 de Setembro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 02 de Setembro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 15:19 - A | A

Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 15h:19 - A | A

EDUCAÇÃO

Em Chapada, aula de ciência abre eventos nacionais sobre mineração

Mais de 160 estudantes da Escola Estadual Rafael de Siqueira participaram da atividade que marcou a abertura simbólica da programação

Da assessoria
Da Redação

Antes mesmo das audiências oficiais e debates entre autoridades, a verdadeira abertura de dois eventos nacionais sobre mineração aconteceu em Chapada dos Guimarães, nesta segunda-feira (1). Alunos da Escola Estadual Rafael de Siqueira tiveram uma aula com exposição de minerais, rochas e banners educativos, aprendendo como a geologia está presente no cotidiano. Ao todo, mais de 160 estudantes participaram da atividade, conduzida pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Caiubi Kuhn.

A iniciativa fez parte da programação do Workshop Agrominerais e a Política de Fertilizantes do Brasil e ao XVIII GEO Políticas: O Setor Mineral e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, eventos que seguem até 3 de setembro em Cuiabá, com atividades presenciais na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e transmissão online.

“É na educação que o futuro se desenha. Na área da geologia e mineração não é diferente. O acesso à ciência muda vidas. A aula interativa apresentou o uso das ligas metálicas, minerais e rochas no dia a dia, justamente para despertar a curiosidade dos jovens para a ciência”, destacou o professor Caiubi Kuhn.

A realização é da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), por meio das entidades regionais Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Associação dos Geólogos de Cuiabá (Geoclube) e Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (Singemat). O evento tem apoio da Faculdade de Geociências da UFMT e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Reprodução

M

 

O evento reúne especialistas, pesquisadores e representantes do setor produtivo, dedicados à discussão sobre agrominerais, remineralizadores e a política nacional de fertilizantes. O tema é considerado estratégico diante da alta dependência do Brasil de fertilizantes importados, o que compromete a segurança alimentar e aumenta os custos da produção agrícola.

Para acompanhar o evento de modo online acesse: www.febrageo.org.br

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia