Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Opinião Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022, 07:34 - A | A

Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022, 07h:34 - A | A

Por PVC

"Quem tiver os melhores pontas vencerá a Copa", diz Arsene Wenger. Então, é o dia de Vinicius Júnior

Estudos da Fifa indicam 83% mais ações pelos lados do campo do que há quatro anos, na Rússia

Neymar volta. Mas o caminho para os gols é pelos lados do campo e Vinicius Júnior pode ser o fator de desequilíbrio da partida contra a Coreia do Sul. Raphinha, também. Só que Vinicius começou melhor a Copa, o que dá noção de ele ser o melhor escape. O ex-técnico do Arsenal e atual diretor de Desenvolvimento Global do Futebol, da Fifa, Arsene Wenger, tem certeza de que o campeão no Catar será quem tiver os melhores pontas: "Estou convicto", diz em reportagem do jornal A Bola, de Lisboa.

Justifica apontando estudo segundo o qual há 83% mais ações pelos lados com cruzamentos do que havia na Copa do Mundo da Rússia, há quatro anos. Jurgen Klinsmann é membro do mesmo grupo de estudos e afirma haver apenas 15% dos ataques pela faixa central, porque as seleções têm bloqueado o acesso por dentro. "Por isso, diminuem os gols de fora da área", pensa.

O departamento comandado por Arsene Wenger é responsável pelas estatísticas que aparecem nos telões dos estádios e na tela da sua televisão. Por exemplo, a posse de bola dividida em três faixas, uma para cada equipe e outra com a porcentagem em disputa. Também as ações realizadas pelos lados e por dentro. Em Brasil x Camarões, a seleção de Tite tinha 10 ações com Vinicius Júnior pela esquerda, dez pela direita, com Raphinha ou pela extrema ou pela meia direita e só cinco ações pela faixa central.

Ou seja, o Brasil ainda tenta 20% de suas jogadas pelo centro.

Vinicius Júnior e Raphinha podem ser os dois melhores pontas da Copa e confirmarem o que diz Arsene Wenger. Neste momento, Dembele pela direita e Mbappé pela esquerda da França são os melhores. Se Wenger estiver certo, a França passará a ser favorita. Mas Neymar e Vinicius Júnior podem ser para o jogo contra a Coreia do Sul o que Mbappé foi contra a Polônia.

 

O Alô Chapada não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço, que é de livre manifestação

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia