Nesta sábado (27), a Chapada dos Guimarães foi agraciada com a visita mais do que especial de um animal encantador. Vídeos enviados ao Alô Chapada pela Barbara Borralho capturaram a presença de uma Lycalopex vetulus, mais conhecida como raposinha-do-campo, passeando tranquilamente pela região praça Dom Wunibaldo, nas imediações do Santuário de Sant' Anna. A identificação o animal foi feita pelo biólogo Fabiano Oliveira.
Segundo o Ibama, é a única espécie de canídeo brasileiro endêmica do Cerrado, bioma sob alta pressão antrópica e com menos de 20% de sua área original ainda em estado primitivo. É similar em aparência ao cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), que ocorre nas mesmas áreas.
A dieta dela inclui principalmente insetos (cupins, formigas e besouros rola-bosta), e também pode incluir pequenos roedores, aves e frutos. Durante as épocas de maior disponibilidade de alimento eles podem ser vistos em grupos de 3-5 indivíduos. Os filhotes nascem em tocas abandonadas de tatús ou em vegetação densa.
Sua presença na região demonstra a riqueza ecológica da Chapada dos Guimarães, proporcionando um belo espetáculo para os visitantes e moradores locais.
O zootecnista Bruno Marrafon foi acionado para realizar o resgate do lobinho, porém, para surpresa de todos, ele demonstrou sua autonomia e habilidade ao retornar sozinho para a mata.
Esse encontro não apenas evidencia a beleza natural da Chapada dos Guimarães, mas também reforça a necessidade de conservação e proteção dos ecossistemas locais, garantindo a continuidade da diversidade de espécies que aqui habitam.
Veja os vídeos:
Veja no Instagram:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real