Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023, 06:52 - A | A

Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023, 06h:52 - A | A

CULTURA

Luciene Carvalho assume presidência da Academia de Letras no próximo dia 30

Escritora é a primeira negra a assumir presidência de uma academia de letras

Da Redação

A escritora Luciene Carvalho será empossada como presidente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML-MT), no próximo dia 30, em Cuiabá. A poetisa é a primeira mulher negra a assumir a presidência de uma academia de letras no Brasil. A eleição ocorreu no sábado (16), na Academia. 

“Ter sido eleita presidente é uma das maiores honrarias que eu vivi na minha vida. Honraria feita de compromisso, de trabalho, de encantamento por esta instituição nobre, centenária, que guarda o conhecimento e, também, significa fomento a escrita, a literatura, a memória, ao saber”, disse.

Luciene contou que, quando convidada a assumir o desafio, foi resistente, mas logo viu uma grande possibilidade, pois não se tratava de uma escolha individual, mas sim de uma posição que representava a coletividade.

A mestra ocupa a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras, é escritora de obras premiadas, como Conta-gotas, Sumo da lascívia, Aquelarre ou o livro de Madalena, Porto, Cururu e Siriri do Rio Abaixo.

Luciene também é formada em direção de teatro pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT) e recebeu estatura de mestra da cultura pela Secretaria Estadual de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso.

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia