Já está disponível para download a Cartilha sobre Incêndios Florestais e Manejo Integrado do Fogo (MIF) – Imprensa. A publicação é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Rede Biota Cerrado (Universidade de Brasília). O trabalho contou ainda com o apoio técnico do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB).
Clique aqui para acessar.
A cartilha traz orientações a jornalistas e comunicadores para a cobertura de ações de prevenção e combate a incêndios florestais. Entre os conteúdos, estão boas práticas, glossário de termos e sugestões de pautas.
“Neste trabalho, buscamos e reforçamos o compromisso com a integridade da informação, de forma que a cobertura da mídia seja pautada em informações precisas, claras e, sobretudo, contextualizadas, de forma que possa contribuir não apenas para informar, mas para educar a sociedade acerca da ecologia do fogo"
, enfatiza a jornalista e pesquisadora Cristiane Parente, uma das autoras da cartilha.
“Com este trabalho, que foi desenvolvido por profissionais da comunicação, em parceria com técnicos e pesquisadores, buscamos aprimorar a cobertura midiática, não só dos incêndios florestais, mas também das ações de prevenção, contextualizando as ações dos órgãos ambientais”
, conta a jornalista e servidora do ICMBio, Ramilla Yamanaka, também autora da cartilha.
“O fogo é parte da vida de todos os seres humanos. É papel de todos informar a sociedade sobre como usá-lo com responsabilidade, para evitar incêndios, que são prejudiciais a toda a população e a natureza”, sintetiza Isabel Schmidt, professora do Departamento de Ecologia da UnB e a terceira autora da publicação.
A cartilha foi resultado de três oficinas conduzidas com a imprensa: a primeira realizada em 2024, no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, e as demais no Parque Nacional de Brasília, em 2025. A ideia é que ela seja revisitada periodicamente.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real