Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023, 10:48 - A | A

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023, 10h:48 - A | A

DESTAQUE

Cuiabá recebe encontro nacional, que reunirá lideranças políticas e do setor para tratar de bioenergia

Evento será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no auditório da Fatec-Senai

Da Redação

Mato Grosso prevê uma produção de cerca de 5.3 bilhões de etanol para a safra 23/24, o equivalente a um crescimento de 23%, em comparação com a safra de 22/23. Já a produção de biocombustível, quando mencionado o produto oriundo apenas a partir do milho, a previsão é de que os números saltem de 3.2 bilhões, da safra anterior, para 4.2 bilhões no ciclo 23/24.

Quando se trata de biodiesel, MT ocupa a segunda colocação em volume de produção e primeira em quantidade de indústrias, de maneira diversificada entre pequenas, médias e grandes empresas. Tudo isso traz maior capilaridade, ao passo em que proporciona a criação de empregos, e, consequentemente, geração de renda em diversas regiões do Estado.

Essa crescente trouxe ainda mais disponibilidade de matérias-primas para a produção de biocombustível, como a soja, algodão, sebo bovino, entre outros. Diante deste panorama, que evidencia a produtividade regional como altamente competitiva no cenário nacional, é que representantes que impulsionam o setor de Bioenergia se reúnem nos dias 24 e 25 de agosto, em Cuiabá, para o 1º Encontro Nacional de Inovação das Indústrias de Bioenergia (Bioenova).

Produtores rurais, empresários, especialistas pioneiros do mercado e representantes de todos os elos engajados neste setor vão discutir soluções voltadas à sustentabilidade, segurança no trabalho e inovação industrial. A abertura do evento está marcada para ocorrer na quinta-feira (24), às 15 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec-Senai).

Entre as autoridades previstas para participar estão: o presidente das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Bioind) e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, além de Rodrigo Guerra, presidente do Sindicato das Indústrias de Biodiesel de Mato Grosso (Sindbio). Quanto aos temas tratados, o painel magno abordará a “Tecnologia e Inovação em Prol da Transição Energética”. 

Participam desse painel lideranças como o gerente de relações Governamentais e assuntos técnicos da Toyota do Brasil, Gustavo Guimarães Noronha, o gerente de Portfólio de Produto da Case New Holand, Nilson Rigui, o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem),Guilherme Nolasco, o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Mário Campos, e o presidente da DATAGRO, Plínio Nastari.Para conferir a programação completa, acesse https://novidades.fatecsenai.com.br/bioenova. 

Confira a programação do evento
Dia 24 - Abertura oficial, às 15h
Em seguida, será realizada a palestra magna com o tema “Tecnologia e Inovação em Prol da Transição Energética”.

Dia 25- Sala 1: Sustentabilidade
9h às 10h30 – Renovabio e o Mercado de Carbono Painel11h às 12h30 – Novas tecnologias para redução da pegada de carbono 4h às 15h30 – Biocombustíveis e a contribuição na economia circular com a produção de proteína animal, biomassa e segunda safra de milho Painel16h às 17h30 - A importância dos Biocombustíveis no mercado energético e as desinformações. Sala 2: Bem-estar e Segurança do Trabalho9h às 10h30 – Gestão de Perigos Riscos Elétricos conforme NR10 e NR1 – Desafios e Perspectivas11h às 12h30 - Desafios e perspectivas para profissionais da área de SSMA 14h às 15h30 - Saúde Mental Inovações na Área Industrial9h às 10h30 – Fatores que garantem a rentabilidade da indústria de etanol de milho11h às 12h30 – Lógicas de automação para aumentar a confiabilidade do processo decisório Painel14h às 15h30 – Transformação Digital: Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial Sala 4: Inovações na Área Agrícola9h às 10h30 – Controle Biológico e Manejo integrado de pragas2: 11h às 12h30 – A importância da biomassa na matriz energética 14h às 15h30 – Controle da Infecção na Fermentação do Milho e da Cana Sala 5 – Técnicas Inovadoras09h às 10h30 – STS – Sistema de Teor de Sacarose – Tomador de Amostras,  11h às 12h30 - Controle de Qualidade na Fermentação de Etanol de Cana.14h às 15h30 – IST – Instituto Senai de Tecnologia Painel 4: 16:00h às 17h30 – Oficina FATEC

* Com informação Dialum Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia