Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quinta-feira, 01 de Junho de 2023, 09:10 - A | A

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023, 09h:10 - A | A

EXPO TECH

Alunos do Senac-MT apresentarão projetos de games e robótica na 1ª ’ExpoTech’ de 2023

Mostra reunirá releituras educativas de jogos clássicos e outros que desafiam os participantes a resolverem problemas e exercitarem habilidades de raciocínio lógico.

O Sistema Fecomércio-MT realizará, nesta sexta-feira (2/6), das 15 às 20h, a 1ª ‘Expotech’ de 2023 do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso, no Lab Microsoft do Senac-MT, instalado no Sesc Arsenal, em Cuiabá.

O evento é gratuito e aberto à visitação dos entusiastas por tecnologia, inovação e entretenimento, bem como ao público em geral. Na mostra, em sua terceira edição, alunos dos cursos de ‘Programação para Robótica’, ‘Aplicações Web com Python’, ‘Aplicações Web - Back End’ e ‘Lógica de Programação’ apresentarão projetos desenvolvidos durante o percurso formativo.

No Lab Microsoft são ofertados cursos gratuitos de programação e robótica com foco na formação e aperfeiçoamento de mão de obra para o comércio de bens, serviços e turismo, explica o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

“Inauguramos o Lab Microsoft do Senac-MT há um ano como parte de um grande programa de modernização da infraestrutura da instituição com equipamentos de última geração e salas inovadoras que estamos replicando em outros municípios mato-grossenses. O mundo mudou e o momento é de transformação tecnológica para o comércio. Os cursos que ofertamos gratuitamente no Lab possibilitam que estes alunos façam parte desta revolução digital”, ressalta Wenceslau Júnior.

Eventos como a ‘ExpoTech’ proporcionam aos alunos a oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos nas aulas em projetos reais, além de aproximarem e integrarem a população e o mercado dos ambientes pedagógicos e das propostas educacionais, destaca o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.

“A construção destes projetos ajuda os nossos alunos a aperfeiçoarem habilidades práticas e a compreender como os conceitos teóricos se aplicam no mundo real. Eles entendem as demandas e as necessidades do mercado, cada vez mais orientado pela tecnologia, e desenvolvem aplicações web, websites, pequenos robôs, aplicativos”, elenca o dirigente.

Ao todo, serão 14 projetos e protótipos que incluem releituras educativas de jogos eletrônicos clássicos como o ‘Snake Game’, muito utilizados em celulares no final dos anos 1990, o Flappy Bird, de 2013, e o mais recente T-Rex Game ou Chrome Dino, do Google.

“São adaptações criativas, divertidas e educativas, com abordagens inovadoras. Os visitantes também poderão viver experiências imersivas utilizando dispositivos de realidade virtual e conhecer projetos que combinam conceitos de eletrônica, programação, mecânica e sensores para criarem um sistema interativo e funcional ou de detecção de proximidade, entre outros”, enumera o instrutor de cursos de tecnologia do Senac-MT, Éder Lemes.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Serviço:
Evento – ‘ExpoTech’ do Senac-MT
Data – 2/6/2023
Horário – 15h às 20h
Local – Lab Microsoft, no Sesc Arsenal, rua Treze de Junho, s/nº, Centro Sul, Cuiabá-MT
Entrada gratuita

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia