Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023, 15:54 - A | A

Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023, 15h:54 - A | A

FAKE NEWS

Relatório sobre desinformação aponta políticos de MT

Da Redação

Pelo menos nove figuras públicas, principalmente políticos de Mato Grosso, aparecem como difusores de desinformação, ou seja notícias falsas, as fake news. Entre os identificados estão os deputados federais Juarez Costa (MDB) e José Medeiros (PL), o estadual Gilberto Cattani (PL), além dos ex-deputados Xuxu Dal Molin (União), Neri Geller (PP), Nelson Barbudo (PL), o policial federal Rafael Ranalli, os produtores rurais Eder Zanetti e Antônio Galvan. Os três últimos já tentaram candidaturas políticas e nunca foram eleitos.

O relatório intitulado "Combate à Desinformação sobre a Amazônia Legal e seus Defensores", foi pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, em conjunto com outras 10 organizações, oito das quais são amazônidas, teve como objetivo mapear as principais fontes de desinformação na Amazônia Legal, a fim de fornecer subsídios para campanhas estratégicas de combate à disseminação de informações falsas e discursos de ódio. 

pnbonline

desinformação ufmt

 

O estudo revelou dados importantes sobre a disseminação de informações falsas na região e tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT (PPGCOM-UFMT), foi lançado nesta sexta-feira (18.08), A pesquisa, que faz parte das ações do Projeto de Combate à Desinformação sobre a Amazônia Legal e seus Defensores, investigou a presença de difusores de desinformação em um amplo período entre março e setembro de 2022.

GRUPO DE TRABALHO

A pesquisa foi conduzida por um Grupo de Trabalho (GT) de Combate à Desinformação, composto por movimentos sociais e ativistas de comunicação socioambiental. O GT inclui entidades como o Intervozes, Abaré, Cooperação da Juventude Amazônica para o Desenvolvimento Sustentável – COJOVEM, Mapinguari, Matpha, Casa Ninja Amazônica/Mídia Ninja, Coletivo Jovem Tapajônico, Grupo de Pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia (UFRR), Sleeping Giants Brasil e Instituto Vero. O apoio ao estudo foi fornecido pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS).

Leia mais aqui no PNBONLINE

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia