Terça-feira, 28 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 28 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Terça-feira, 02 de Janeiro de 2024, 07:01 - A | A

Terça-feira, 02 de Janeiro de 2024, 07h:01 - A | A

TRANSPORTE ZERO

Começou a Lei da Pesca e vale para todo Mato Grosso

O projeto já havia sido aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no fim de junho

Da Redação

Entrou em vigor ontem (01/01/2024) a lei que proíbe a pesca comercial e vale por 5 anos. Ela [lei] foi aprovada em Junho de 2023 pelo governador Mauro Mendes (União).

O projeto já havia sido aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no fim de junho. Na lei o governador vetou dois artigos do projeto, um deles que “é vedada a realização de avaliação de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e a análise de pedidos de Licenciamento Ambiental pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) que se refiram à instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Cuiabá e Rio Vermelho, durante o período de proibição do transporte, do armazenamento e da comercialização de pescado”.

O outro artigo é o que dispõe sobre um projeto de recuperação de matas ciliares das áreas de preservação permanente da bacia do Rio Cuiabá, devendo apresentá-lo em até 180 dias após a publicação da lei.

A proposta conhecida como “transporte zero”, segundo o governo, pretende dobrar o turismo de pesca esportiva com previsão de atrair turistas e gerar empregos.

Durante esse tempo será permitida apenas a modalidade de pesque e solte, e a pesca de subsistência, conforme o projeto.

Segundo o governo, os pescadores artesanais receberão um auxílio financeiro por três anos, e o profissional receberá qualificação dentro de programas institucionais.

O governo informou que a medida é necessária por causa da redução dos estoques pesqueiros, o que coloca em risco várias espécies nativas no estado.

* Com informação NativaNews

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

Wilson 02/01/2024

STF : O Ministro relator André Mendonça vai realizar uma tentativa de conciliação entre a União e o Estado de MT. A PGR, a AGU, a Defensoria Pública da União, o Ministério da pesca já manifestaram p derrubada da lei mato-grossense

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1