Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023, 08:15 - A | A

Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023, 08h:15 - A | A

APÓS TRATAMENTO

Sema-MT devolve 8 animais silvestres para seu habitat natural; veja vídeo

Os animais soltos foram seis aves, um gambá e um tamanduá

Da Redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou a soltura de 8 animais silvestres na baixada Cuiabana nesta semana.

Os animais soltos foram seis aves sendo duas das espécies carcará, uma jandaia, uma coruja suindara, um falcão de coleira, um falcão quiriquiri, além de um gambá e um tamanduá. Veja aqui o vídeo.

Karla Silva

periquito

Jandaia coquinho e dois periquitos-de-encontro amarelo

Aves

Os carcarás foram encontrados em diferentes situações. Um foi resgatado em um parque e não conseguia levantar voo e o outro foi recebido por meio de entrega voluntária e estava com uma lesão na pata.

A jandaia teve entrada no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentando sangue nas narinas. Já o falcão de coleira foi encontrado caído na rua, no bairro CPA 3, em Cuiabá e o falcão quiriquiri foi resgatado pela Sema em uma empresa.

Mamíferos

O gambá foi encontrado no Centro Político Administrativo, sem sinais de lesão e foi solto de forma imediata.

Já o tamanduá foi resgatado pela Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, preso a uma rede e encaminhado para uma clínica, onde se verificou apenas ferimentos leves. Após alta, foi solto em uma região de mata em Chapada dos Guimarães.

Após tratamento adequado e completa reabilitação, as aves puderam voltar ao seu habitat natural.

A 6ª ave foi uma coruja que foi encontrada por um civil e apresentou incapacidade de voo, saúde debilitada, desidratação severa e escore corporal baixo.

Após tratamento médico e alimentação balanceada, a ave foi transferida para um recinto onde foi possível treinar voos, o que a tornou apta ao retorno para a natureza.

Karla Silva | Sema-MT

gamba

O gambá foi encontrado sem sinais de lesão e foi solto de forma imediata

Orientações

A Sema orienta que, ao se deparar com crimes contra animais silvestres, a população denuncie por meio da Ouvidoria no número 0800 065 3838, ou em uma das unidades regionais.

Se encontrar animais silvestres que necessite de resgate acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto a saúde do animal como ao cidadão.

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia