O Projeto São Lua Facilita realizou no sábado (21) passado, na Escola Estadual Ana Tereza Albernaz, a última etapa do programa Estação Sonora, que é a entrega de equipamentos para núcleos coletivos de produção e difusão musical em Mato Grosso.
O kit contém um notebook, placa de áudio off board, microfone condensador, monitores de áudio, teclado controlador, além dos cabos de conexão. Também no sábado, foi realizada uma oficina: Técnicas Criativas de Produção Musical em Estúdio, com Caio Mattoso.
O Estação Sonora é uma parceria junto ao Instituto Kuradomodo, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (Secel), Assembleia Legislativa e apoio da escola de música Bateras Beat Cuiabá. com aporte financeiro via emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Lúdio Cabral.
Projeto São Lua
O Projeto São Lua nasceu ainda na pandemia de covid 19 com o propósito de inovação no ecossistema da música e do negócio da arte em Chapada dos Guimarães. O objetivo era apoiar, não só artistas que se viram impactados economicamente pela pandemia, como também a sociedade no âmbito geral, proporcionando ambientes livres de contaminação para o produzir e o consumir de espetáculos musicais.
Em dois anos de atuação, o Projeto São Lua realizou mais de 20 edições consecutivas do "o pequeno GRANDE FESTIVAL" por cidades como Chapada, Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e também Poconé - cidade localizada no pantanal mato-grossense. O projeto contemplou, com espetáculos, mais de 60 artistas da música, 80 empreendedores da economia criativa local com a já tradicional "Rua do Bem-Querer", um espaço destinado a alimentação e comércio de artesanatos dentro dos próprios festivais.
Oficinas de Música
O Projeto São Lua vai muito além de shows e eventos, atua diretamente com a arte como arte transformadora da sociedade. Após diversos eventos de violência e hostilidade registrados no ano de 2022, alunos da Escola Ana Tereza Albernaz, localizada em Chapada dos Guimarães, receberam em março deste ano, o "Ciclo de Oficinas da Música".
A produção do Projeto São Lua instalou, temporariamente, um laboratório de estudo, criação e produção fonográfica na escola. A iniciativa contemplou cerca de 30 alunos que puderam conhecer mais sobre o universo da arte profissional através de oficinas ligadas ao Marketing Básico para Artistas com Rogê Além, Produção Fonográfica em Home Stúdio com Paulo Monarco, Concepção e produção de fotos e vídeos via celular com Henrique Santian e também sobre ritmos percussivos brasileiros com Juliane Grisólia.
VEJA REPORTAGEM:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real