O trabalho de recuperação de pontes continua por todo o município de Chapada. Para aprimorar a infraestrutura rural, a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, concluiu a reforma de mais 04 pontes de madeira, totalizando 76 pontes reconstruídas em menos de três anos.
Desta vez as obras concluídas recentemente são: Ponte sobre o rio Lagoinha; Ponte sobre o Córrego Taperão; Ponte sobre o Córrego Aguaçu; Ponte sobre o rio Cachoeira Rica.
De acordo com a secretaria de Obras, a ponte sobre o rio Lagoinha que fica localizada na MT-515, próxima a comunidade de Cachoeira Rica, tem extensão de 22 metros, e irá beneficiar os produtores rurais para ao transporte de insumos agrícolas e cargas vivas. A reforma desta ponte contemplou o reforço de sua estrutura original, necessária devido ao grande fluxo de carretas que transitam na rodovia.
A ponte sobre o Córrego Taperão, que fica localizada na estrada vicinal Genésio Alves tem extensão de 13 metros. Esta ponte liga a MT-351, asfalto que vai para a usina do manso até a comunidade de Genésio Alves.
No Córrego Aguaçu, a ponte liga a MT-020 com a região do lago do manso, e está localizada na estrada vicinal Morro do Prumo, com extensão de 13 metros. Esta ponte beneficia principalmente os moradores da região da comunidade de Água Branca.
A Ponte sobre o rio Cachoeira Rica, localizada na MT-515, na comunidade de Cachoeira Rica, tem extensão de 18 metros. Também é de grande importância para os produtores rurais e liga a sede do Município às Comunidades de Cachoeira Rica, Jangada Roncador, Água Branca entre outras.
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Luís Freitas, destaca que a manutenção de infraestruturas essenciais, é uma das principais prioridades da gestão.
“Estamos em um esforço contínuo para melhorar a qualidade de vida nas áreas rurais, a administração está comprometida em continuar investindo na manutenção de infraestruturas essenciais, promovendo o bem-estar das comunidades e garantindo um futuro mais promissor para todos os residentes. Essa ação representa um passo significativo em direção a um município rural mais próspero, com qualidade de vida dos moradores, garantindo mais segurança no escoamento da produção agrícola e no transporte de passageiros.”
A reforma de 76 pontes de madeira, demonstra o compromisso da atual gestão com a manutenção das áreas rurais. Essas estruturas desempenham um papel fundamental no acesso a serviços essenciais, como escolas, saúde e economia local para as comunidades rurais.
* Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real