Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Sábado, 18 de Maio de 2024, 08:40 - A | A

Sábado, 18 de Maio de 2024, 08h:40 - A | A

emitiu nota

Prefeito repudia notícia sobre escalada do garimpo em Chapada dos Guimarães

Da Redação

Após a divulgação de uma notícia apontando  uma expansão de garimpo na região de Chapada dos Guimarães, o prefeito Osmar Froner (UB) emitiu uma nota de esclarecimento, apontando divulgação de informações infundadas e irresponsáveis veiculadas na imprensa de Cuiabá. 

A reportagem, publicada no Site PNB On Line, menciona um garimpo denominado Casa de Pedra como sendo localizado em Chapada dos Guimarães, porém o prefeito esclareceu que a Mineração Casa de Pedra está, na verdade, situada no município vizinho, Cuiabá. "Como gestor, minha competência administrativa não se estende a esse território", afirmou Froner.

Além disso, o prefeito contestou a ideia de que Chapada dos Guimarães esteja se tornando um reduto para garimpos. Ele enfatizou que no município há apenas exploração mineral de águas e algumas áreas licenciadas para extração de materiais como cascalho, areia e terra preta, todas devidamente regularizadas perante os órgãos ambientais.

Froner também destacou os esforços da prefeitura na recuperação de áreas degradadas, como antigas minas de diamantes que estão sendo convertidas para atividades sustentáveis, como a piscicultura. Exemplo disso é a área da Cachoeira Rica, onde estão sendo construídos tanques de grande porte com o apoio do governo municipal.

Ele ressaltou ainda a extensão das áreas protegidas, como a Área de Proteção Ambiental (APA) e o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, sob a gestão do ICMBio. Na zona rural, os proprietários são orientados a manter as áreas de reserva legal, com acompanhamento da EMPAER e da SEMA.

Por fim, o prefeito expressou seu repúdio à disseminação de notícias falsas que "desconhecem a realidade local e tentam associar a atual gestão a práticas prejudiciais ao meio ambiente". Ele reiterou o compromisso da administração em preservar áreas naturais no perímetro urbano, como parques e reservas, e concluiu que tais reportagens levianas e tendenciosas só prejudicam o município.

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA:

PREFEITO REPUDIA “NOTÍCIA” QUE APONTA SUPOSTA ESCALADA DO GARIMPO EM CHAPADA DOS GUIMARÃES

Após a veiculação de uma “notícia” que aponta para uma suposta destruição ambiental e escalada do garimpo em Chapada dos Guimarães, o prefeito da cidade Osmar Froner (UB) veio a público esclarecer os fatos narrados, e aponta que a “notícia” é infundada e irresponsável.

Foi citado na reportagem que um garimpo, denominado de Casa de Pedra, está localizado em Chapada dos Guimarães. No entanto, o prefeito esclarece que a Mineração Casa de Pedra está localizada no município vizinho, Cuiabá. “E como gestor, não posso extrapolar a competência administrativa”.

O prefeito também rebate a informação de que Chapada dos Guimarães poderá se tornar num paraíso dos garimpos. “No município de Chapada dos Guimarães existe apenas a exploração mineral das águas Lebrinha, Sapoti e Excelência, e algumas jazidas para extração de cascalho laterítico, areia e terra preta, e todas estão regularizadas no órgão ambiental. ”, disse Osmar Froner.

No passado houve inúmeras garimpos manuais de extração de diamante, mas que atualmente estão sendo recuperados com a atividade de piscicultura. São áreas que estão sendo recuperadas com o apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, como na Cachoeira Rica onde está sendo ampliado o número de tanques, com 1000m² cada.

“Grande parte do município está protegida pela APA - Área de Proteção Ambiental, e várias outras áreas de proteção como parques e reservas. O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que possui 33 mil hectares, sendo 10 mil hectares dentro do nosso município, está sob preservação com as ações do ICMBio. Por outro lado, o setor da agropecuária, através da responsabilidade dos proprietários, mantém preservada as áreas de reserva legal estabelecidas em lei federal que é de 35% da área total do imóvel. Na zona rural, eles recebem orientação constante da EMPAER e a SEMA faz gestão em uma área de mais de 240 mil hectares ”, esclareceu o prefeito.

Osmar Froner repudia a veiculação da notícia, com informações inverídicas, e aponta que seu autor desconhece a realidade e o território de Chapada dos Guimarães, além de tentar vincular a atual gestão, que se empenha para manter as áreas preservadas no perímetro urbano como o Parque da Quineira, Olho D'água, Bica das Moças, Matão, Vale da Bênção, e Vale do Jamacá.

“A matéria é leviana, tendenciosa e não verídica que acaba prejudicando o nosso município”, finalizou o prefeito Osmar Froner.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

FABIANO 20/05/2024

VAMOS FECHAR OS OLHOS E SORRIR MEU POVO, TÁ TUDO BEM, TÁ TUDO BOM, TÁ TUDO MARAVILHOSO!

positivo
0
negativo
0

Beatriz Cabreira 19/05/2024

Os pedidos para aprovação de autorizações para instalação de garimpos nas áreas de preservação de Chapada dos Guimarães aumentaram 76% na gestão do governador Mauro Mendes (União). Os dados podem ser consultados junto à Agência Nacional de Mineração (ANM). Ao todo há dez empreendimentos com autorização concedida e em funcionamento na região,

positivo
2
negativo
0

Paulo 18/05/2024

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

positivo
0
negativo
0

Benedito da Conceição cooperador 18/05/2024

Gostaria de ler as materias noticiadas

positivo
0
negativo
0

Zidorio 17/05/2024

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

positivo
0
negativo
0

5 comentários

1 de 1