A rodovia MT-030, “Rodovia da Integração", rota alternativa entre as cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, defendida pelo deputado estadual Nininho (PSD) e outros políticos, com ampla divulgação, não possui, sequer, projeto apresentado na Secretaria Estadual de Infraestrutura. A informação é do site MidiaNews, que buscou informações sobre o projeto na secretaria de governo.
Os debates sobre a construção de uma estrada alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães começaram em 2007 e resultaram na apresentação de um projeto que culminou com a lei nº 9.003/2008, de autoria do então deputado Otaviano Pivetta, atual vice-governador de Mato Grosso. A lei autoriza o Poder Executivo a implantar a MT-030 que, desde então, encontrou entraves de ordem política e financeira para se concretizar.
O secretário Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, , durante audiência pública para debater a rodovia, chegou a dizer que o momento para tirar a MT-030 do papel é agora, no entanto, depois de ampla divulgação, não foi apresentado projeto para viabilizar a obra.
“Vou falar como técnico e como cuiabano que sou. É a nossa oportunidade. Falo isso levando em conta as condições do estado, inclusive no aspecto financeiro. Não podemos economizar numa obra desse porte e muito me anima a sinalização da Assembleia Legislativa em contribuir com as bases desse trabalho, que precisa de um projeto de engenharia muito bem feito para que não haja problemas futuros”, explicou Marcelo.
De acordo com o deputado Nininho, a ideia voltou a ser discutida em 2014, quando o governo do estado cogitou a concessão da MT-251. Desde então, o parlamentar se tornou um porta-voz da proposta dentro da Casa da Leis e acredita que a execução terá início no mandato do governador Mauro Mendes (União Brasil). “O momento é favorável. Não tenho dúvida que será um marco na história de Chapada e de Mato Grosso como um todo”, afirmou o parlamentar.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real