Nesta quarta-feira (20), na quadra de esportes da aldeia velha, das 17h às 22h, tem Feira da Aldeia especial do dia da Consciência Negra, comemorado todo dia 20 de novembro, sendo pela primeira vez considerado feriado nacional. Em Chapada dos Guimarães algus estabelecimentos se mantém abertos, mas a maioria aderiu ao feriado.
Nesta edição, em valorização da cultura afro, haverá black music, samba de angola, Trio Camerata, roda de capoeira, poesia, exposição de arte e oficina de boneca abayomi.
Além dos costumeiros hortifrutigranjeiros, gastronomia, vestuário, artesanato, play ground e nesta edição como bônus, também terá sorteio de prêmios.
Consciência Negra (20 de novembro)
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro desde 1971, mas foi formalizado nacionalmente em 2003,e oficializado feriado nacional em 21 de dezembro de 2023. A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra no Brasil, fazendo referência também ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras, a data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real