O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na madrugada deste sábado (07), um homem de 32 anos que ficou preso em uma caixa d’água tipo taça, a cerca de 15 metros de altura, em um sítio em Chapada dos Guimarães (a 66,5 km de Cuiabá).
De acordo com testemunhas, a vítima estava realizando a pintura interna da caixa d'água quando inalou os vapores da tinta e ficou desorientado. Seus familiares, ao notarem sua ausência, foram ao local e conseguiram retirá-lo, mas não conseguiram descer com o homem devido à desorientação provocada pela inalação.
Equipes de bombeiros militares, que estavam em ação para combater um incêndio em área de vegetação na região, foram informadas sobre a situação e se deslocaram para o local.
Para fazer o resgate, a equipe improvisou uma amarração utilizando cordas disponíveis e materiais de alpinismo fornecidos pelo proprietário de uma pousada nas proximidades. Também foram utilizados freios, mosquetões e outros equipamentos para garantir a segurança do homem durante a descida.
Uma escada de dois lances foi ancorada na caixa-d’água, e um dos bombeiros subiu e fez uma amarração de segurança para içar a vítima. Durante o processo de descida, os bombeiros incentivaram o homem a se comunicar e se orientar. No entanto, a vítima não conseguia falar e acabou desmaiando.
A equipe desceu pelo cabo de segurança e içou o homem até o solo. Após a liberação da amarração, ele foi entregue aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Chapada dos Guimarães, que prestou os devidos cuidados à vítima.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real