09 de Agosto de 2025
Sábado, 09 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 09 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Alô na TVE Ecovale Terça-feira, 29 de Julho de 2025, 08:00 - A | A

Terça-feira, 29 de Julho de 2025, 08h:00 - A | A

GERANDO RENDA

Investimento parlamentar e estadual fortalece Festival de Inverno e impulsiona economia de Chapada dos Guimarães

Helena Werneck
Da Redação

O apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Governo do Estado tem sido fundamental para a realização da 31ª edição do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. O evento, considerado um dos maiores do Centro-Oeste brasileiro, tem mobilizado recursos, movimentado o turismo e gerado emprego e renda para a população local, especialmente em um momento delicado devido ao problema de acesso provocado pelo Portão do Inferno.

Deputados estaduais como Wilson Santos, Max Russi e Juca do Guaraná foram citados como principais articuladores da ajuda parlamentar ao festival, com destinação de emendas que permitiram a estruturação e a ampliação do evento:

“Com esse problema do Portão do Inferno, quem está sustentando a zona urbana aqui, gerando emprego, movimentando o comércio, são os festivais, a Festa de Santana, o aniversário da cidade, o carnaval, o Réveillon e, principalmente, o Festival de Inverno”, destacou o deputado Wilson Santos, que destinou R$ 5 milhões em emendas parlamentares para Chapada dos Guimarães apenas em 2025, incluindo investimentos em saúde, educação e infraestrutura.

A relevância do evento foi reforçada pelo prefeito Osmar Froner, que enalteceu o engajamento do governo estadual, liderado por Mauro Mendes e pelo vice-governador Otaviano Pivetta, além do apoio técnico e operacional de todo o secretariado estadual:

“Esse é um evento histórico que divulga muito a Chapada e está se tornando o grande evento do Centro-Oeste brasileiro, pela sua organização, segurança, qualidade dos shows. Chapada e o estado de Mato Grosso ganham muito com isso”, afirmou Froner. “Todo esse movimento de pessoas deixa recursos e desperta investimentos em Chapada. É um evento que exige investimento e felizmente temos o suporte da Assembleia Legislativa, com deputados que acreditam nesse evento”, completou.

Além do Festival de Inverno, Chapada dos Guimarães tem recebido atenção parlamentar em outras frentes. Wilson Santos contribui para realização de três audiências públicas sobre o Portão do Inferno, com participação de lideranças políticas e técnicas buscando soluções para o bloqueio da principal via de acesso ao município. Enquanto as obras definitivas não são concluídas, o incentivo a eventos culturais tem sido estratégico para manter viva a economia local, aquecendo setores como hotelaria, gastronomia e comércio.

A presença do poder público, tanto na esfera estadual quanto legislativa, mostra que a cultura e o turismo podem e devem ser tratados como motores de desenvolvimento econômico e social. O Festival de Inverno, mais do que uma celebração artística, tornou-se símbolo da resistência, união e da força de Chapada dos Guimarães.

ASSISTA AQUI:

 

 

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

VÍDEO

Comente esta notícia