19 de Julho de 2025
Sábado, 19 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 19 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 16:54 - A | A

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 16h:54 - A | A

FÉ, ANCESTRALIDADE E RESPEITO

Lavagem da Escadaria do Rosário é tema de último episódio da websérie sobre festas populares de Cuiabá

Terceiro capítulo de obra documental realizada pela associação A Casa do Centro e o programa de TV Cultura Livre vai ao ar neste domingo (20), pelo Youtube; projeto cultural foi contemplado pela PNAB em Cuiabá

Da assessoria
Da Redação

A websérie “Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá” chega ao último episódio e o tema é o rito afrorreligioso “Lavagem da Escadaria da Igreja do Rosário e de São Benedito”. A exibição será neste domingo (20/07), às 20h (horário de Cuiabá), nos canais dos parceiros realizadores, o programa de TV Cultura Livre (https://www.youtube.com/@culturalivremt8283) e a Associação A Casa do Centro (https://www.youtube.com/@acasadocentro).

A proposta de encerrar a websérie registrando a “Lavagem da Escadaria” é celebrar a festa popular que reverencia o sagrado e o profano, tem finalidade ecumênica e de registro histórico, um rito de povos de religiões de matriz africana, homenagem aos escravizados cujas mãos construíram os prédios cuiabanos, ressignificando formas de vivenciar a própria fé, em tempos de preconceito e de racismo religioso.

“Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá” tem três episódios. O primeiro, “Folia de Reis”, foi disponibilizado no domingo de Páscoa (20 de abril), o segundo registrou o carnaval de rua cuiabano, veiculado no dia 1º de junho. Ambos estão disponíveis nos canais do Youtube acima citados.

O projeto “Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá” foi contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Cuiabá, por meio do edital Aúfa, na categoria Patrimônio, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC). O produto audiovisual é documental e tem o objetivo de promover a valorização das tradições culturais cuiabanas, destacando o fortalecimento da identidade de um povo, além de incentivar o letramento diaspórico e cultural, nas plataformas digitais, democratizando o acesso ao público.

A produção audiovisual busca entreter e sensibilizar o público sobre a importância cultural e religiosa dessas manifestações para os mato-grossenses, em especial os cuiabanos. “É essencial documentar e preservar as tradições, garantindo que atuais e futuras gerações conheçam e valorizem suas origens, promovendo um senso de pertencimento e orgulho de ser dessa terra calorosa”, contextualizou Ádia Borges, produtora cultural e gestora da Associação A Casa do Centro, proponente do projeto contemplado. “É um registro de afetos, histórias e resistências”, completa.

“Sempre foi nosso sonho promover edições do Cultura Livre fora do estúdio. Gustavo [Teixeira] e eu conversamos com o [cineasta] José Medeiros e com a Ádia, que nos contaram do desejo de documentar algumas festas populares cuiabanas. Vimos aí a oportunidade de juntar os sonhos: botar o Cultura Livre na rua, divulgando vivências tão ricas, coloridas e pulsantes, que já eram objeto de registro do Zé. É claro que um projeto desse só poderia dar certo”, comentou a idealizadora e apresentadora do programa de TV Cultura Livre, Helô Godoy.

A Lavagem da Escadaria
A Lavagem da Escadaria da Igreja do Rosário e de São Benedito, localizada no bairro Baú, região central de Cuiabá, ocorre anualmente no sábado anterior à programação da Festa de São Benedito, tradicionalmente no início de julho. Portanto, a edição do rito afrorreligioso dos povos de terreiro ocorreu, este ano, no último dia 28 de junho.

O ato ecumênico convida a sociedade em geral a celebrar a ancestralidade afro-brasileira, a fé, a cultura da paz, a fraternidade entre os povos e, principalmente, o respeito entre as religiões. A Lavagem é um evento cultural símbolo da resistência negra cuiabana e visa combater o racismo e a intolerância religiosa. Começa com uma caminhada com cânticos, batuques e danças, passa por bênçãos com água perfumada e termina com a soltura de pombos da paz e a lavagem das escadas de acesso à igreja.
Neste episódio, a produção entrevistou Mãe Maria, responsável pela primeira edição da Lavagem da Escadaria; Lindisey Catarina Sá, atual organizadora; e Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva, integrante do movimento negro, que busca a ressignificação da ocupação do Centro Histórico de Cuiabá. Os entrevistados destacam a importância de os povos de terreiro ocuparem o pátio da igreja construída nos anos de 1730, pelas mãos de trabalhadores negros e indígenas escravizados.

Equipe técnica:

A websérie “Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá”, projeto de registro documental, foi contemplada no edital Aúfa, categoria Patrimônio, da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Cuiabá, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).

Realização: Associação A Casa do Centro e programa de TV Cultura Livre
Apresentação: Heloise Godoy
Episódio Lavagem da Escadaria: entrevistas com Mãe Maria José Castilho, Lindisey Catarina Sá e Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva
Roteiro: Ádia Borges, Gustavo Teixeira e José Medeiros
Coordenação executiva: Ádia Borges e Gustavo Teixeira
Assistente produção: Wânia de Paula
Câmera: José Medeiros e Lucas Arruda
Assistente de câmera: Filipe Medeiros e Ádia Borges
Assistente de som: Nathália Miranda
Fotos: Assessoria e José Medeiros
Diretora de Arte: Amanda Homem
Pós-produção, montagem e finalização: Nathália Miranda
Assessoria de imprensa: Priscila Mendes
Redes sociais: Bruna Maciel

Serviço
Websérie “Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá”
3º episódio: Lavagem da Escadaria do Rosário
Lançamento: Domingo (20/07), às 20h (horário de Cuiabá)
Local: Simultaneamente nos canais do programa de TV Cultura Livre MT (https://www.youtube.com/@culturalivremt8283) e da Associação A Casa do Centro (https://www.youtube.com/@acasadocentro) no Youtube
Mais informações: @acasadocentromt e @culturalivremt no Instagram

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia