Sábado, 14 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 14 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 10:30 - A | A

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 10h:30 - A | A

Mérito Excepcional

Documentário “O Território”, sobre resistência indígena contra invasões na Amazônia, ganha Emmy

Filme tem coprodução da jovem ativista Txai Suruí e retrata organização e luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia contra invasões

Da Redação

O documentário “O Território”, obra cinematográfica sobre a resistência indígena contra invasões na Amazônia, foi premiado pelo prestigiado Emmy Awards 2023, em Los Angeles. O filme ganhou a categoria de “Mérito Excepcional em Filmagem de Documentário”, durante premiação "lateral", uma das premiações do Emmy, mas não a considerada principal, no domingo (09).

Produzido pelo cineasta Oscar Darren Aronofsky e por Sigrid Dyekjær, Will N. Miller, Lizzie Gillett e o brasileiro Gabriel Uchida, o filme conta com produção executiva da ativista indígena Txai Suruí. E acumula premiações, entre elas o Prêmio do Público e Prêmio Especial do Júri do prestigiado Festival Sundance de Cinema nos EUA.

“O Território” mostra a luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau contra invasões na floresta em Rondônia. Com trilha sonora original de Katya Mihailova e edição de Carlos Rojas Felice, o filme foi parcialmente filmado pelo próprio povo Uru-eu-wau-wau e traz imagens reais capturadas ao longo de três anos que mostram a luta incansável contra o desmatamento causado por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira. A cinegrafia nos faz mergulhar na intimidade de uma floresta desconhecida para a maioria de nós.

Os Uru-eu-wau-wau já foram milhares num passado quando era possível “caminhar para sempre entre as árvores na floresta”, conta em um trecho do filme o ancião Warina Uru-Eu-Wau-Wau ao neto Bitate Uru-Eu-Wau-Wau, um dos jovens ativistas da aldeia que encontrou na câmera e no registro de histórias um meio para defender o território e a cultura do seu povo. Atualmente, restam menos de 200 indivíduos dos Uru-Eu-Wau-Wau, incluindo idosos e crianças, para defender quase 1.867,117 hectares de floresta tropical.

"A presença de 'O Território' no Emmy 2023 não é apenas um reconhecimento da qualidade cinematográfica do documentário, mas também um importante passo para aumentar a conscientização global sobre as questões ambientais e indígenas enfrentadas em Rondônia e em outras partes do mundo", afirma Txai.

Confira o trailer:

* Com informação Umsoplaneta

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

VÍDEO

Comente esta notícia