Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 09:16 - A | A

Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 09h:16 - A | A

PLANTADORES DE ÁGUA

Documentário de Danielle Bertolini ganha trailer e data de estreia nos EUA

Filme acompanha jornada de coleta e plantio de sementes para regeneração ecológica do Cerrado e da Floresta Amazônica, em Mato Grosso

Do Leiagora

Realizado pela Cumbaru Produções Artísticas, o documentário longa-metragem “Plantadores de Água”, da cineasta mato-grossense Danielle Bertolini, ganhou trailer de divulgação e data de estreia nos Estados Unidos. As imagens são uma prévia do filme que aborda a regeneração ecológica do planeta, tema importante e urgente para os dias atuais. O trailer está disponível na página da Cumbaru no Youtube.

A realidade trazida à tela em “Plantadores de Água” é observada a partir do território mato-grossense, cenário vivo do embate entre a preservação dos biomas e o desmatamento ligado ao desenvolvimento econômico.O longaacompanha o árduo trabalho de coletores de sementes no município de Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá, para a restauração ecológica do Cerrado e da Floresta Amazônica.

Dando destaque a essa tecnologia ancestral, o filme mergulha na rotina dos personagens envolvidos no plantio de floresta enfatizando que o futuro depende do cuidado e da recuperação do meio ambiente.

“Nesse contexto, o documentário destaca a importância vital da regeneração do planeta através do plantio de florestas, evidenciando o trabalho crucial dos coletores de sementes que se tornam plantadores de água”, reflete Danielle Bertolini.

Para a cineasta, o longa revela principalmente a importância dos agentes envolvidos nesse processo. “É uma forma aparentemente simples, mas profundamente poética”, sintetiza Danielle Bertolini, que acrescenta: “Plantadores de Água nos faz perceber que a solução para o equilíbrio do planeta reside na simplicidade e no amor com que essas ações são realizadas”.

Estreia nos Estados Unidos

“Plantadores de Água” já está viajando o mundo e tem data de estreia nos Estados Unidos definida. O filme será exibido na 28ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival, que acontece entre 9 e 29 de setembro. O longa participa da Mostra Panorama de Documentários e ficará disponível na plataforma de streaming do Festival, disponível para acesso no território americano pelo site

Considerada uma das maiores vitrines de promoção do cinema brasileiro no exterior, a Inffinito oferece mostras gratuitas e filmeson demandsempre com foco na produção audiovisual brasileira.

Made in Brasil

Com profissionais de várias partes do Brasil envolvidos no processo, “Plantadores de Água” é um filme genuinamente brasileiro. Isso porque, da produção à montagem e finalização, múltiplos olhares dão vida ao longa.

Além de Danielle Bertolini, que assina a direção e o roteiro representando Mato Grosso, a ficha técnica tem Ubiratan Suruí, fotógrafo e documentarista indígena de Rondônia a cargo da direção de fotografia.Já a produção executiva vem da Bahia com Solange Moraes; a montagem é do paulista Willem Dias, premiado no XII Festival de Cinema de Direitos Humanos, em Buenos Aires; e a trilha sonora de Sidnei Duarte, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia