Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Terça-feira, 05 de Setembro de 2023, 08:25 - A | A

Terça-feira, 05 de Setembro de 2023, 08h:25 - A | A

LUZ, CÂMERA, AÇÃO!

Cuiabá vira set de “Cinco Tipos de Medo”

O roteiro é de um drama urbano que se passa com muita ação, conectando a história de cinco pessoas na cidade de Cuiabá

Da Redação

A partir da semana que vem, a cidade de Cuiabá se torna locação do segundo longa-metragem do cineasta Bruno Bini. “Cinco Tipos de Medo” começa a ser filmado em 11 de setembro, tendo como protagonistas Bárbara Colen, Rui Ricardo Diaz, João Vitor Silva, Bella Campos e Xamã.

O roteiro é de um drama urbano que se passa com muita ação, conectando a história de cinco pessoas na cidade de Cuiabá. Murilo, um jovem músico vivido por João Vitor Silva, se apaixona pela enfermeira Marlene (Bella Campos), que namora Sapinho (Xamã), traficante de um bairro da periferia da cidade. A eles, se juntam a policial Luciana (Bárbara Colen) e o advogado Ivan (Rui Ricardo Diaz).

“São personagens em busca de redenção, que só a encontram quando se permitem compartilhar suas vidas com as outras pessoas”, revela Bruno Bini. Além de situar a história em sua cidade natal, o cineasta investiu na composição de um elenco diversificado. “A gente pensou com muito carinho e cuidado para dar uma cara de Brasil ao filme”, afirmou.

Dialog - Coletiva 5 Tipos de Medo 7red

Cuiabana como Bini, a atriz Bella Campos, que se destacou nacionalmente com a novela Pantanal, está realizando dois sonhos com “Cinco Tipos de Medo”. “Sempre quis fazer cinema nacional, e de repente recebo esse convite maravilhoso de filmar na minha terra, contando uma história daqui… Está sendo um processo saboroso de reconexão, de resgate até do meu sotaque”, brincou a atriz.

Dialog - Coletiva 5 Tipos de Medo 38red

Bárbara Colen chegou a Cuiabá ontem (3) e o processo de ambientação, que começa agora, para ela vem com um desafio diferente: conciliar o ritmo no set de gravações com a maternidade. Seu filho, Karim, está com dois meses e já se juntou à equipe. “Recebi uma receptividade absoluta da equipe e estou muito emocionada por poder conciliar este trabalho, que tem coisas que eu quero falar neste momento, com a maternidade”, revelou ela.

Dialog - Coletiva 5 Tipos de Medo 66red

Já o rapper Xamã, que fará o traficante Sapinho, já está em Cuiabá há semanas para encarar sua primeira experiência no cinema. “Sempre gostei de cinema, e mesmo sendo a primeira vez que atuo, estou recebendo carinho, energia e confiança da equipe que tem me ajudado. Posso dizer que já tô incorporando o Sapinho mesmo”, comentou.

Dialog - Coletiva 5 Tipos de Medo 117red

João Vítor da Silva, o Murilo, também já está em terras cuiabanas desde agosto e conta que o personagem está nascendo de forma orgânica, conforme vive a cidade e se relaciona com as pessoas. “O personagem que me escolhe, sabe? É muito mais sobre estar presente, ouvir, estar atento, sem pressa pra descobrir o personagem, porque o personagem vai nascendo aos poucos, sem que a gente precise tentar fazer com que ele caiba numa forma”, analisou o ator.

Dialog - Coletiva 5 Tipos de Medo 54red

Ator experiente, Rui Ricardo Diaz, que dará vida ao advogado Ivan, contou que sua participação em “Cinco Tipos de Medo” foi decidida ao ler o roteiro. “O grande truque do Bruno foi enviar o roteiro. É um material potente, bem escrito, que mostra a realidade do país, muito emocionante. São personagens bons em todos os lugares, mas na hora em que li vi que eu ia fazer o Ivan”, destacou Rui.

Dialog - Coletiva 5 Tipos de Medo 69red

 

Set. Embora as filmagens comecem de fato na semana que vem, boa parte da equipe já está em Cuiabá desde o início de agosto. A preparação de elenco, a cargo de Maria Laura Nogueira, começou em 14 de agosto e vai até 8 de setembro. Essa etapa envolveu todo o elenco, seja de forma presencial ou online, e tem o objetivo de criar a ambientação necessária para o início das filmagens.

As locações serão realizadas principalmente em Cuiabá, com cenas também em Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. Na definição da equipe do filme, Bini manteve a tradição de mesclar profissionais com atuação local e nacional. No total, mais de 180 pessoas de oito estados (MT, SP, RS, RJ, ES, MG, DF, BA e PE) estão na produção.

“Cinco Tipos de Medo” é uma produção da Plano B Filmes, em co-produção da Druzina Content, e distribuição da Downtown Filmes. A história mistura ação, drama e romance, com pitadas de comédia, e a previsão é de que as filmagens durem até meados de outubro. A finalização do filme está programada o primeiro semestre de 2024, com um ano de participação em festivais internacionais e nacionais de audiovisual e, depois, lançamento nos cinemas.

“Cinco Tipos de Medo” é décima produção cinematográfica de Bini, que soma oito curtas no currículo. O filme está sendo executado com recursos provenientes de três editais de financiamento diferentes, todos ligados ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Um dos editais recebe recursos estaduais e federais, pela modalidade de “Arranjo Regional”.

* Com assessoria.

* Fotos: André Zambonini

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia