A quarta edição do projeto Viva o Seu Bairro (VSB) em 2025 levou ao Novo Paraíso, em Cuiabá, no sábado (30 de agosto), uma programação que uniu diversão e cidadania. Após quase 10 anos de espera desde a última vez que o programa desembarcou na região, crianças e jovens participaram de gincanas, brincadeiras e oficinas de pintura, enquanto a comunidade teve acesso a serviços gratuitos de atendimentos administrativos, como regularização de documentos, renegociação de dívidas, orientação jurídica e segunda via de certidões, bem como exames de saúde básica, incluindo consultas oftalmológicas, aferição de pressão e testes de glicemia, entre outros.
O evento, realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicação em parceria com diversas instituições, reuniu cerca de 1,5 mil pessoas ao longo do dia. Com atividades distribuídas no campo do miniestádio do bairro, o público percorreu o circuito montado para resolver pendências e aproveitar o lazer em família. A babá Maria Eva da Silva levou a neta Eloá para brincar no pula-pula e participar dos diversos desafios e brincadeiras com a criançada e aproveitou os serviços oferecidos.
“Eu consegui fazer a carteirinha de transporte público, meu marido fez exames clínicos e meu sobrinho tirou o certificado de reservista no estande do Exército. Foi uma programação completa para toda a família”, relatou.
A comerciante Diana Camargo também viu no projeto uma oportunidade de resolver questões do dia a dia. Ela buscou atendimento para solucionar trâmites burocráticos relacionados à titularidade da conta de luz da residência onde mora e elogiou a iniciativa.
“É muito importante que programas assim cheguem até os bairros periféricos da região metropolitana da capital porque, muitas vezes, as pessoas não têm tempo ou dinheiro para ir até o centro resolver essas coisas. Aqui, tudo ficou mais fácil”. O autocuidado também teve espaço garantido no Viva o Seu Bairro, com serviços voltados à beleza e ao bem-estar pessoal. O estudante Felipe Santos aproveitou a oportunidade para renovar o visual com um corte de cabelo. Ele classificou a ida ao barbeiro como estratégica para atrair olhares de eventuais admiradoras.
“Além de ser gratuito, é perto de casa, o que une o útil ao agradável. Ainda saio daqui mais bonito, especialmente para aproveitar o fim de semana”, brincou.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real