Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 12:43 - A | A

Sexta-feira, 02 de Junho de 2023, 12h:43 - A | A

COOPERATIVA DE GARIMPOS

Presidente da Coopemiga se reúne com diretor da ANM para renovação de TAC

Foram discutidas as tratativas do Termo de Ajustamento de Conduta, que garante aos cooperados da cooperativa que permaneçam na área cedida e continuem atuando na legalidade

DA ASSESSORIA

O presidente da Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros da Região de Aripuanã (Coopemiga), Antônio Vieira da Silva, se reuniu, em Brasília, com o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Trivellato Seabra Filho, representantes da mineradora Nexa Resources, Guilherme Simões e Lucila Ribeiro Cestariolo, e o diretor técnico da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Wilson Coutinho, para discutir as tratativas da renovação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de cessão de uso de subsolo da Nexa para a cooperativa. A reunião ocorreu nesta terça-feira (30).

O TAC, que vence em junho de 2023, concede à Cooperativa o direito de uso de uma área de 516 hectares no município de Aripuanã, para a extração de ouro. “Foi um acordo inédito e um passo muito importante para todos os garimpeiros, por isso a importância da renovação desse TAC, que garante a legalidade do trabalho de mais de 1.850 cooperados, que podem seguir trabalhando para o sustento de suas famílias”, afirma ele.

A reunião também contou com a presença dos advogados que atendem a Coopemiga, José Lacerda e Maria Cláudia Heming. O presidente da Cooperativa lembra que após firmar o TAC, a Coopemiga obteve o registro oficial na Junta Comercial do Estado e as licenças necessárias para o funcionamento, garantindo o devido respaldo jurídico à entidade.

“Quando decidimos nos unir para organizar uma cooperativa e lutar pela legalização do garimpo, ganhamos a representatividade que precisávamos para trabalhar. Agradecemos ao apoio da população de Aripuanã e de órgãos estaduais, como a Metamat, que colaboraram na conquista desse grande projeto”.

História

A Coopemiga foi criada no dia 6 de dezembro de 2019 e possui cooperados de vários estados do país. Hoje, eles têm acesso à energia elétrica, internet, transporte escolar, comércio e Posto de Coleta e Diagnóstico Microscópio da Malária dentro da Vila Garimpeira, onde residem muitos garimpeiros e suas famílias. “Nossa atividade contribui muito para movimentar a economia da região, garantindo trabalho e renda para vários setores", destaca o presidente.

Segundo ele, contar com a atuação da assessoria jurídica fez toda a diferença durante o processo. “Nos tornamos exemplos de cooperativismo pelo modelo de trabalho e organização. Conseguimos dar dignidade aos cooperados, que hoje são donos do próprio negócio. Por isso a importância de as cooperativas de mineração buscarem se organizar de maneira profissional para garantir sua atuação com a devida segurança jurídica”.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia