Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 08:15 - A | A

Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 08h:15 - A | A

MUSEU DE HISTÓRIA

Oficina de Cerâmica de Animais Pantaneiros está com inscrições abertas

Programação de atividades gratuitas terá oficinas de artes para diferentes públicos e inclui as comemorações do Dia Internacional dos Museus e do Dia das Mães

Da Redação

A programação de atividades gratuitas do Museu de História Natural de Mato Grosso para este mês terá oficinas de artes para diferentes públicos e inclui as comemorações do Dia Internacional dos Museus e do Dia das Mães. Entre as opções estão oficinas de cerâmica de animais pantaneiros, cartão em aquarela, fotografia com celular e tintas da natureza. As inscrições são abertas sempre na semana em que ocorre o evento.

Aproveitando a extensa área verde às margens do Rio Cuiabá, o Museu tem oferecido as oficinas ao ar livre, sendo um dos principais atrativos para famílias que participam da programação. Um dos destaques é a participação na 21ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 15 a 21 de maio em todo país. A programação incluirá palestras, oficinas e outras atividades que ainda serão divulgadas pela instituição.

As inscrições são liberadas nas quartas-feiras que antecedem a realização das oficinas. Para se inscrever, basta acessar o link disponível na biografia do Instagram do Museu: @museuhistorianaturalmt.

Programação

Amanhã (06), das 9h às 11h, será ministrada a oficina de Cerâmica de Animais Pantaneiros, que consiste em introduzir as pessoas que nunca tiveram contato com argila a experimentarem. São duas horas com teoria e prática, nas quais os participantes terão experiências táteis e de transformação do barro em objetos. As inscrições podem ser feitas aqui

Já a oficina de Oficina de cartão em aquarela para o Dia das Mães será realizada no dia 13, e nela serão explorados os fundamentos básicos da aquarela, independe de já ter praticado ou não alguma técnica de pintura ou desenho. A proposta é produzir um belíssimo cartão para o Dia das Mães, inspirado na natureza e na beleza das flores do jardim do Museu de História Natural de Mato Grosso. O horário é o mesmo: 9h às 11h, e a abertura das inscrições começa no dia 10 de maio.

Universo, fotografia e pintura

E que tal aproveitar o domingo para apreciar as belezas do céu de Cuiabá e aprender um pouco sobre os astros? As equipes dos projetos "O Céu de Mato Grosso" e "Fisicart", ambos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), irão guiar os participantes em uma observação guiada dos astros na área externa do museu. A atividade integra uma das ações da exposição temporária "Os Segredos do Homem Velho", aberta para visitação no Museu de História Natural de Mato Grosso até o dia 15 de julho.

A condução será feita das 18h às 20h e as inscrições podem ser realizadas a partir do dia 10.

Outra atividade que promete ter cada vaga disputada é a de Fotografia Star Trail com celular. O Star Trail é um tipo de fotografia que usa do tempo de exposição longo para capturar círculos formados pelos movimentos das estrelas no céu noturno. Nesta oficina, os participantes irão aprender como capturar Star Trails usando equipamentos amadores. Horário: 18h às 20h. Abertura das inscrições no dia 17 de maio.

E a última atividade do mês, que ocorre no dia 27, é a de Tinta que vem da natureza. A partir de elementos como o açafrão, a beterraba e a cenoura, é possível obter tinturas naturais para diversas finalidades. Nesta oficina, os participantes acompanharão o processo de produção de tinta artesanal, de forma simples e divertida. Horário: 9h às 11h. Abertura das inscrições dia 24 de maio.

Serviço

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e funciona por meio de contrato de gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss).

Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá-MT.
Funcionamento: Quarta a sexta-feira, das 8h às 18h.
Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos, entrada gratuita.
Informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99686-7701 (WhatsApp) e Instagram: @museuhistorianaturalmt

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia