Dinâmica e diferenciada, a rodada de negócios que faz parte da programação da GreenFarm - Feira Internacional do Agronegócio terá como organizador oficial o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento está marcado para os dias 13 e 14 de setembro, no Aeroporto Bom Futuro, em Cuiabá-MT, e contará ainda com cinco leilões de bovinos das raças nelore e senepol e de cavalos quarto de milha. A expectativa é movimentar mais de R$100 milhões nesta primeira edição.
De acordo com o gerente de relacionamento e inovações do Sebrae, Fernando Holanda, as negociações são fundamentais para o agronegócio, especialmente em um estado como Mato Grosso, onde a economia é amplamente baseada no setor agropecuário. “A importância dessas rodadas pode ser entendida em vários aspectos, como acesso a novos mercados, troca de conhecimento e desenvolvimento regional”, pontuou.
Ainda segundo Holanda, mais que conhecimento e negócios, estes eventos são um espaço para a troca de experiências entre os participantes. Para ele, é particularmente importante em um setor como o agronegócio, que está em constante evolução devido a mudanças tecnológicas, regulatórias e de mercado. A ação pode impulsionar o desenvolvimento econômico regional, gerando emprego, renda e fortalecendo a cadeia produtiva local.
Um exemplo será a rodada que irá promover a cachaça mato-grossense, que fará a conexão entre produtores do setor com compradores, investidores e parceiros comerciais. “Além disso, será uma excelente oportunidade para promover o produto regional, destacando sua qualidade e potencial no mercado, tanto local quanto nacional. Isso sem falar no fortalecimento da cadeia produtiva”, enfatizou Holanda.
A presidente do Instituto Produz, um dos parceiros do grupo realizador da Feira, Pamera Alencar Lima, acrescenta que a rodada será dinâmica e diferenciada. Uma das novidades é a diversificação dos setores. Além da cachaça, estarão presentes representantes do mercado de capitais, com a presença de bancos e instituições financeiras.
Os participantes da rodada de negócios também terão oportunidade de trocar informações com empresas especializadas em consultoria de imóvel e seguro rural. Mais que isso, poderão trocar informações com representantes de duas Federações: a das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW-MT). Membros do Conselho da Mulher Empresária também vão prestigiar a rodada. Os interessados em participar devem procurar o Instituto Produz (65) 98133-4671 para mais informações.
*LEILÕES* - Serão cinco leilões durante os três dias de evento. Mais de 150 animais vão ser apresentados e negociados, sendo 110 equinos e muares e 40 bovinos (Nelore P.O.). A expectativa é de negociar cerca de R$10 milhões somente nos leilões que serão híbridos, ou seja, com negociações virtuais e presenciais. As empresas Embryofarm - embriões selecionados, 3K Barrel Edition, Genética Conquista, Green Farm Muares e Haras 3k colocarão à venda animais de elite e o que há de melhor em seus rebanhos.
Guilherme Marini, um dos realizadores do evento, conta que a volta dos leilões presenciais está gerando uma expectativa muito boa no público. “As pessoas sentem falta deste contato entre compradores. Estamos preparando cada leilão com muito carinho e cuidado para atender essa expectativa de quem investe e de quem gosta de ver a evolução genética do setor pecuário”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO GERAL - GREENFARM
QUINTA-FEIRA (12/09)
MANHÃ
09:00 – Solenidade de Abertura.
10:00 - Painel de Abertura
Tema - Mato Grosso Celeiro do Mundo
Local - Auditório
11:00 – Painel Risco, Crédito e Dívida na Agricultura: Estratégias para Superar Barreiras
Painelistas
Jonatas Pulquério - diretor de gestão de risco agropecuário, do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).
Roberto Rodrigues, CEO da RRLife - consultoria especializada em soluções financeiras customizadas para o agronegócio.
*Moderador* - diretor de novas estruturas financeiras da startup Terra Magna - David Télio
TARDE
14:00 - Painel "Da Produção ao Consumo - Estratégias de mercado global para crescimento econômico sustentável"
Painelistas:
Xico Graziano, Embaixador e consultor do Cat Sorriso - Engº Agrônomo, Doutor em Administração pela FGV/SP e professor no MBA, com a disciplina: "Meio Ambiente e Agronegócios".
Simone Botan - Produtora rural, psicóloga, sócia proprietária e coadministradora do Grupo Botan, coordenadora do núcleo Agroligadas de Lucas do Rio Verde, membro da I Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, e coautora do livro “Elas e o Agro” - Vol. 2
Lucas Ribeiro - gerente de comunicação e marketing do Grupo Natter, Jornalista com experiência em gestão de marcas, relações públicas e tem desenvolvido os projetos de inovação para os negócios da empresa.
Moderadora: Vanice Marques - Apresentadora do Programa Terra Verde, filha de produtores rurais, consultora em Agroturismo e Escritora do Livro elas e o Agro;
15:00 – Palestra Energia Renovável como Estratégia de Lucratividade no Agronegócio
15:00 - Leilão Multi Raça (pôneis/muares/asininos)
Leiloeira: MG Leilões.
Local: Stand TV Agroplus
16:00 – Palestra On Bio Farm – A inovação dos Bio Insumos na Agricultura Brasileira
NOITE
19:30 - Leilão Cavalos Quarto de Milha - linha tambor
Realização: Haras 3k
Leiloeiras: MG Leilões e WV
Local: Auditório
SEXTA (13.09)
MANHÃ
08:00 – Início da Feira
09:00 -Fazenda Rosa – Encontro das Mulheres do Agronegócio
Local - Auditório
11:00 - Início da Rodada de Negócios coordenada pelo Sebrae
Local: Auditório Central
TARDE
15:00 - Leilão Potros Quarto de Milha
Realização: Haras Marine
Leiloeira: MG Leilões.
Local: Stand Agroplus TV
NOITE
19:00 - Leilão Nelore da conquista - Fêmeas de elite
Realização: Senepol da Conquista
Leiloeira: Programa Leilões/MG Leilões
Local: Auditório
SÁBADO (14/09)
08:00 - Abertura da Feira
11:00 - Leilão Cavalos Quarto de Milha (linha trabalho)
Realização: Haras 3k
Leiloeira: MG Leilões
Local: Auditório
14:00 - Encerramento da Feira.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real