Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Terça-feira, 24 de Setembro de 2024, 18:00 - A | A

Terça-feira, 24 de Setembro de 2024, 18h:00 - A | A

POLÍTICAS PÚBLICAS

Encontro do Comitê de Participação de Adolescente ocorre em Cuiabá

Da assessoria
Da Redação

Com o objetivo de promover a contribuição ativa dos adolescentes na formulação das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em Mato Grosso, teve início na manhã da última segunda-feira (23) o Encontro Estadual do Comitê de Participação de Adolescente de Mato Grosso (CPA-MT), em Cuiabá. Representando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e da Juventude, promotor de Justiça Nilton César Padovan, compôs o dispositivo de autoridades na cerimônia de abertura.

Após a abertura, foi realizada a palestra “Protagonismo Juvenil” e uma roda de conversa com os adolescentes, que contou com a participação do promotor de Justiça Nilton Padovan. No período da tarde ocorreu a palestra “CPA - Conceito, papel e funcionamento efetivo”, a oficina “Construindo metas e primeiros passos da atuação” e trabalhos em grupo. Nesta terça-feira (24), haverá a oficina “Saúde mental na adolescência”, a primeira assembleia do comitê e o encerramento com reflexão coletiva.

O encontro ocorre no salão Assad Haddad, no Espaço Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Cuiabá, promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (CEDCA-MT). Conforme a presidente do Conselho, Lindacir Rocha Bernardon, o Comitê de Participação de Adolescente de Mato Grosso (CPA-MT) é um fórum permanente dedicado à participação dos adolescentes no âmbito do CEDCA-MT, que foi instituído pela Resolução nº 273/2022.

Para Lindacir Bernardon, a participação de adolescentes no CEDCA-MT e a realização desse encontro representam um avanço significativo na política pública estadual, pois garante a atuação efetiva deles nos espaços de deliberações. “Isso dá mais legitimidade às ações do Conselho, pois permite que os adolescentes tenham voz ativa e contribuam com um olhar genuíno de quem é impactado pelas políticas”, argumentou.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia