Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023, 06:52 - A | A

Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023, 06h:52 - A | A

corpo espacial

Cientistas encontram possível planeta parecido com a Terra escondido no Sistema Solar

Pesquisadores japoneses afirmam que os meteoros do Cinturão de Kuiper, no final do Sistema Solar, estão orbitando algo

R7

Pesquisadores da Universidade Kindai e do Observatório Astronômico Nacional do Japão acreditam ter encontrado um novo planeta no Sistema Solar que tem um tamanho muito semelhante ao da Terra.

Patryk Sofia Lykawka e Takashi Ito analisavam o Cinturão de Kuiper, quando perceberam algumas propriedades que podem revelar a existência de uma massa planetária, mas que não seria o "Planeta Nove".

Esse cinturão é um anel de pedras gigantes de gelo, meteoros e asteróides que orbitam o Sol um pouco além da trajetória de Netuno.

Já o Planeta Nove é uma teoria que explica a possibilidade da existência de um nono planeta rodeando a nossa estrela, mas muito depois de Kuiper.

No estudo dos astrofísicos japoneses, eles perceram que os pedaços congelados têm um comportamento semelhante à outros que circulam planetas, ou seja, suas órbitas estão sendo influenciadas pela gravidade de algum corpo.

"Um conhecimento mais detalhado da estrutura orbital no distante Cinturão de Kuiper pode revelar ou descartar a existência de qualquer planeta hipotético no sistema solar exterior", escreveu a equipe.

Intrigados, eles realizaram diversas simulações em computadores, que revelaram uma provável existência de um planeta dentro do Cinturão de Kuiper e que pode ter entre 1,5 a três vezes o tamanho da Terra. Além de estar a uma distância entre 250 e 500 UA (Unidades Astronômicas) do Sol. Para efeito de comparação, Netuno está a cerca de 30 UA da estrela.

Mesmo que a existência do corpo celeste seja confirmada, isso ainda não o torna automaticamente um planeta. Existem certos critérios que um corpo espacial deve cumprir para ser um planeta, incluindo ter um determinado tamanho.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia