14 de Agosto de 2025
Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025, 08:30 - A | A

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025, 08h:30 - A | A

PERÍODO CRÍTICO

Brigadistas passam por treinamento prático e teórico para agir contra fogo no Pantanal

Do Gazeta Digital

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou o “Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”, no Parque Sesc Serra Azul, localizado em Rosário Oeste. A capacitação integra as ações do Manejo Integrado do Fogo, estratégia essencial para prevenir e combater incêndios florestais na região, especialmente durante o período de estiagem.

Ao longo de dois dias, 16 brigadistas participaram de atividades teóricas e práticas, abordando comportamento do fogo, fatores que influenciam sua propagação, ferramentas de prevenção, construção de aceiros e técnicas de combate direto e indireto.

O curso é realizado todos os anos, com carga horária de 40 horas, como uma das ações do Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, para capacitar novos brigadistas e atualizar profissionais já experientes. “A programação é completa, preparando para possíveis incêndios, mas, acima de tudo, para os processos de prevenção, que são o nosso foco”, diz Alexandre Enout, gestor da Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Sesc Pantanal.

Segundo Luiz Felipe Pimentel, instrutor de Brigadas do ICMBio, o curso proporciona conhecimentos essenciais para atuação no bioma. “Os brigadistas tiveram a oportunidade de aprender sobre como o fogo se forma, como se comporta no ambiente e quais fatores influenciam esse comportamento. Também realizamos práticas de construção de linhas de defesa e combate direto às chamas. É uma medida preparatória que reforça a prevenção e o combate, em casos de incêndios florestais na região”, explica.

Para além da estrutura, Marcelo Andrade, analista ambiental do ICMBio, reforça que o treinamento também atualiza as equipes sobre a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, aprovada em 2024. “O objetivo é atualizar os brigadistas do Sesc em relação à política nacional, que trouxe melhorias na organização do combate, como o uso do Sistema de Comando de Incidentes. Em grandes operações, isso garante uma resposta mais eficaz. Mesmo com a previsão de uma temporada mais amena, devido ao período nosso papel é estar sempre preparados.”

Infraestrutura para prevenção e combate

Para proteção das três áreas naturais do Sesc Pantanal – RPPN Sesc Pantanal, Parque Sesc Baía das Pedras, localizadas no Pantanal, e Parque Sesc Serra Azul, no Cerrado – que somam 117 mil hectares, bem como o apoio em regiões próximas, a instituição possui 45 brigadistas, caminhões pipas, pás carregadeiras, tratores, roçadeiras, carreta tanque de água, kit combat, bombas costais, sopradores, pinga-fogo, quadriciclo, caminhonetes, moto-bomba e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Para ampliar ainda mais a infraestrutura necessária, o Polo Socioambiental utiliza câmeras de monitoramento de longo alcance, com recursos de inteligência artificial, para detecção de focos de incêndio em tempo real. O Fire Information for Resource Management System (FIRMS), da Nasa, e o BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), disponibilizam dados sobre os focos de incêndios ativos com atualização média a cada três horas. Isso permite o monitoramento das condições climáticas e orienta o monitoramento aéreo, tanto preventivo, feito semanalmente, quanto para auxílio no combate aos incêndios. Do local, também pode ser acionado brigadistas e equipamentos para combates.

Além disso, o Sesc Pantanal integra o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), há mais de seis anos, demonstrando seu compromisso com a proteção ambiental da região. Além disso, o Sesc Pantanal também faz parte da Sala de Situação Central (SSC), grupo técnico que busca soluções conjuntas para o controle de incêndios florestais, otimiza recursos e compartilha informações sobre as operações.

Período proibitivo do uso do fogo

Em Mato Grosso, o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Cerrado e na Amazônia está proibido desde 1º de julho e segue até 30 de novembro. Já no Pantanal, o período iniciou em junho e segue até o dia 31 de dezembro. A medida busca prevenir incêndios florestais no período mais crítico do ano, quando a baixa umidade e as altas temperaturas aumentam o risco de propagação das chamas.

Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo

Criada pela Lei nº 14.944/2024, a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF) é gerida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e busca estabelecer a coordenação entre Governo Federal, estados, municípios, setor privado e sociedade civil para fortalecer e ampliar medidas de prevenção, preparação e controle de incêndios. A PNMIF visa reduzir a incidência e os danos causados pelos incêndios florestais ao mesmo tempo em que reconhece o papel ecológico do fogo em determinados ecossistemas e valoriza os saberes tradicionais de manejo.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia