O governador Mauro Mendes (União Brasil) acompanhou a decisão do candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União Brasil) em não fechar aliança com os adversários que não avançarem para o segundo turno. De acordo com o governador, Botelho está correto devido aos ataques recorrentes que a chapa vem sofrendo. Mauro destacou ainda que o esforço de Botelho deve ser em ganhar a simpatia do eleitor e não dos partidos com quem rivaliza o voto.
"O candidato para ganhar eleição precisa do apoio do cidadão, do eleitor. Não precisa ter 100% dos votos, precisa de 50% mais um voto que vai ser declarado vencedor do segundo turno. Então, o Botelho acho que tem razão se não existe essa disposição em função do que está acontecendo", falou o governador nesta segunda-feira (30).
Faltando seis dias para o primeiro turno das eleições 2024, Eduardo Botelho mantém a liderança das pesquisas, avançando na disputa com vantagem sobre o segundo colocado que deve ser o deputado federal Abilio Brunini (PL). O governador o aconselhou a seguir em frente, concentrando sua atenção na campanha e "arrastões" por voto nos bairros.
"Ele tem que seguir em frente, conquistar o voto do cidadão, pois se ele perder o voto de um ou outro dos adversários isso não faz diferença", disse Mauro Mendes.
Última pesquisa
Levantamento do instituto Sensor Pesquisas indica chances de vitória do União Brasil no primeiro turno. Na modalidade estimulada, Botelho aparece com 41,69%, seguido por Abilio (PL) com 20,66%. Lúdio Cabral (PT) aparece em terceiro com 14,64% e Domingos Kennedy (MDB) em último com 4,08%. Entre os entrevistados, 11,27% ainda estão indecisos e 5,86% vão votar em branco ou nulo.
Ao analisar os votos válidos, conforme a metodologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a qual exclui os votos brancos, nulos e os indecisos, a pesquisa coloca Botelho com uma vitória no primeiro turno. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de setembro, tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. Foram entrevistados 1,2 mil eleitores.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real