Brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes) seguem em ação para combater incêndios que atingem o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Nesta segunda-feira (16), as equipes concentraram seus esforços nas áreas da Fazenda Chafariz, Córrego Porteira e Rio Claro. Desde o início do fogo, em 21 de agosto, cerca de 9,5 mil hectares já foram destruídos pelas chamas, de acordo com boletim divulgado pelo ICMBio.
Para se ter uma ideia da dimensão da destruição, a área queimada equivale a 9,5 mil campos de futebol. Segundo a Fifa (Federação Internacional de Futebol), o tamanho máximo de um campo de futebol é de 120 metros de comprimento por 90 metros de largura, ou seja, 10.800 m², correspondendo a 1,08 hectare.
As condições climáticas adversas, combinadas com a seca intensa, têm dificultado o controle do incêndio, que continua ameaçando a vegetação e a fauna local. As equipes seguem trabalhando para conter as chamas e preservar o patrimônio natural do parque, uma das principais áreas de preservação do cerrado brasileiro.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real