Estão abertas as inscrições para o curso online "Introdução ao geoparque Chapada dos Guimarães", de 120 horas, oferecido pela Escola de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). São ofertadas 500 vagas, com inscrições até o dia 15 de abril de 2023, pelo formulário disponível AQUI.
“O curso será uma oportunidade de levar informações importantíssimas para diferentes públicos e comunidades em Chapada dos Guimarães. Essa ação com certeza fortalece muito a candidatura do município visando alcançar o título de Geoparque Unesco”, afirma o professor da UFMT e coordenador científico do Geoparque Chapada dos Guimarães, Caiubi Kuhn.
Este é a primeira de uma série de capacitações previstas. Entre eles, os cursos Educação e geoparques (120h); Interpretação do geopatrimônio para guias e condutores de turismo (120h); Geoparque como uma oportunidade para o seu negócio (60h); Turismo de base comunitária (60h); e Geoprodutos, como desenvolver (60h).
"Além disso, serão realizadas exposições itinerantes com amostras e réplicas de minerais, rochas e fósseis nas comunidades visitadas durante as atividades presenciais dos cursos”, explica a professora da UFMT e coordenadora do projeto, Flávia Santos.
O projeto visa desenvolver ações de qualificação, divulgação científica e produção de materiais pedagógicos no território do projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães e é financiado por meio de emenda parlamentar do deputado Wilson Santos, direcionada para a Sema-MT.
Geoparque Chapada dos Guimarães
Chapada dos Guimarães está na lista dos aspirantes ao título de Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por ter sítios e paisagens de relevância geológica.
Junto com Chapada dos Guimarães, o Uberaba (MG) também enviou dossiê para avaliação e também pode ser reconhecido internacionalmente. Atualmente, existem 177 Geoparques Globais da Unesco, em 46 países. No Brasil, existem três geoparques reconhecidos: Araripe (CE), Seridó (RN) e Cânions do Sul (RS/SC).
Os Geoparques Mundiais da Unesco são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Nestas áreas são priorizadas a conservação e o desenvolvimento sustentável.
Para mais informações sobre o curso, ligue para a Superintendendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão: (65) 3645-4963 / 3645-4964.
Serviço:
Curso "Introdução ao geoparque Chapada dos Guimarães"
Inscrições até 15 de abril de 2023
Link de inscrição: https://forms.gle/y4tzgnmsao15tXXZ8
Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real