Sábado, 12 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 12 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 27 de Março de 2023, 07:58 - A | A

Segunda-feira, 27 de Março de 2023, 07h:58 - A | A

COZINHAS E INFÂNCIAS

Programa criado por Bela Gil leva culinária do cerrado para educadores de Chapada

A iniciativa abre possibilidades para crianças da região serem beneficiadas por meio da educação alimentar

DA REDAÇÃO

O Instituto Comida e Cultura, fundado por Bela Gil, lançou no sábado (25), o programa de formação “Cozinhas e Infâncias” em  Chapada dos Guimarães.  Segundo seus organizadores, a ideia é promover o conhecimento sobre o tema por meio da história da alimentação e da formação da culinária brasileira.

O público é composto por cerca de 60 educadores, incluindo os que atuam em escolas rurais.  A iniciativa abre possibilidades para crianças da região serem beneficiadas por meio da educação alimentar. 

O projeto usa a cultura culinária como uma porta de entrada para o debate da sociobiodiversidade, conectando agricultura, saúde, educação e meio ambiente, e motivando um espaço político favorável à sua conservação.

"Hoje, o Cerrado é nosso bioma mais ameaçado e o projeto quer propor aos educadores do coração do Brasil uma reflexão sobre as possibilidades de sistemas alimentares mais saudáveis a partir de uma nova consciência alimentar", diz Bela Gil, uma das fundadoras do Instituto Comida e Cultura.   

Antes do “Cozinhas e infâncias”, o ICC já realizava uma formação com educadores, além de oficinas para toda a comunidade escolar. A nova formação nasceu da vontade de expandir o projeto para mais crianças e, futuramente, transformá-lo em uma política pública. Para Ariela Doctors, comunicadora e chef de cozinha, a formação ser voltada às crianças da educação infantil tem uma intenção simples: “criar hábitos saudáveis desde a infância é muito melhor do que ter que reabilitar os seus hábitos ao longo do tempo”.

As atividades da formação piloto serão realizadas ao longo de dois anos, com coleta de dados que busquem comprovar o método e a meta de ampliar a proposta para mais escolas ao redor do Brasil.

O programa é uma parceria firmada entre o Instituto Comida e Cultura (ICC), o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Chapada dos Guimarães.

Cozinhas e Infâncias

Como se manifesta a relação entre alimentação e infância? O que o simples ato de comer mostra às crianças? Orientada pela culinarista Bela Gil, a formação “Cozinhas e infâncias” com professores da educação básica foca em práticas culinárias como caminho para a reconexão das crianças com a história, cultura e biodiversidade do país. Os participantes poderão construir atividades voltadas à alimentação para aplicação prática com os estudantes e ensinar sobre o impacto que nossas escolhas alimentares têm para o planeta.

“Cozinhas e infâncias” é uma das iniciativas que integram o Instituto Comida e Cultura (ICC), idealizado pela educadora, comunicadora e chef de cozinha Ariela Doctors. Além de Ariela e Bela Gil, participam do instituto Daniella Brochado (engenheira química, cozinheira e pesquisadora), Erika Fischer (administradora e gestora de políticas públicas) e Juliana Furlaneto (bióloga e comunicadora).

Com assessoria 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia