Sábado, 02 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 02 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Quinta-feira, 16 de Março de 2023, 07:07 - A | A

Quinta-feira, 16 de Março de 2023, 07h:07 - A | A

ASPIRANTE A GEOPARQUE

Lei de Wilson Santos confere a Chapada o Título de Capital Estadual da Geodiversidade

O município de Chapada dos Guimarães se enquadra em todos os requisitos para se tornar um Geoparque

KATIANA PEREIRA
Da Redação

O governador Mauro Mendes (União) sancionou a Lei 12.023/2023, que confere ao município de Chapada dos Guimarães o Título de Capital Estadual da Geodiversidade. O ato está publicado em Diário Oficial que circulou na terça-feira (14).

O parágrafo único da Lei dispõe que “entende-se por geodiversidade os elementos paleontológico, mineralógico, petrológico, estratigráfico, tectônico, geomorfológico e espeleológico de alto valor panorâmico, cultural ou recreativo”.

O título é resultado de projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), que é morador da zona rural de Chapada. Em justificativa, o deputado fez um relato sobre o processo de criação do programa de Geoparque Globais e também o trabalho realizado pela Assembleia para auxiliar o Comiter Gestor nas ações para requerer o título de Geoparque da UNESCO, para Chapada dos Guimarães. 

Conforme já informado pelo Alô Chapada, em novembro de 2022, o comitê gestor do Geoparque Chapada dos Guimarães, enviou formalmente para a UNESCO a candidatura a Geoparque Global. Isso torna o território de Chapada dos Guimarães oficialmente um Geoparque aspirante da UNESCO.

Para requerer o Título de Capital Estadual da Geodiversidade para Chapada, Wilson Santos considerou ainda o conceito expresso pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que estabelece os Geoparques Globais da UNESCO “como áreas geográficas únicas, onde os sítios e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável”.

O parlamentar, justifica ainda que “a abordagem ascendente de combinar a conservação com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular”.

Conforme Caiubi Kuhn, doutor em Geologia que auxiliou na formatação da proposta, o município de Chapada dos Guimarães, se enquadra em todos os requisitos para se tornar um Geoparque. Sua diversificada oferta turística e seu patrimônio natural e cultural propiciam uma vocação para o segmento de turismo de natureza, ecoturismo e turismo de experiência.

 Leia mais: Chapada dos Guimarães é oficialmente aspirante a Geoparque da Unesco

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia