O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, entre os dias 26 e 28 de abril, realizou uma ação de fiscalização ambiental do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães contra a ação de mineração ilegal. Com o apoio de um helicóptero, os agentes estiveram em uma área de difícil acesso, identificada como garimpo Nova Gamela, onde garimpeiros invadiram o Parque Nacional.
No local, foram destruídas barracas de lona, ferramentas e materiais diversos utilizados na atividade ilegal. Até mesmo placas solares foram encontradas. Com a aproximação da aeronave, os invasores fugiram por terra deixando para trás bens e pertences pessoais.
Segundo o ICMBio, as áreas de garimpo foram previamente identificadas através da análise de imagens de satélite, incursões em campo e sobrevoos nas áreas da unidade de conservação e seu entorno.
As ações fazem parte da fiscalização de rotina do parque nacional e o ICMBio trabalha na identificação dos responsáveis. Em outras ações fiscalizatórias, já haviam sido apreendidos dois veículos utilizados na prática criminosa e os proprietários foram autuados.
Dando continuidade às ações de fiscalização ambiental, os agentes do ICMBio visitaram áreas da parte baixa da unidade de conservação, com o objetivo de coibir invasões ilegais. No local foram encontrados rastros de motos e trilhas indicando invasão recente da unidade de conservação.
Ao adentrar a mata, uma moto e dois capacetes foram encontrados escondidos em área de acesso proibido. O veículo foi içado pelo helicóptero utilizado na ação e encontra-se sob a guarda do órgão. Os responsáveis estão sendo identificados para responder pelas sanções administrativas cabíveis. Os fatos serão comunicados ao Ministério Público Federal.
Ao Alô Chapada, a assessoria de imprensa do ICMBio confirmou que existe mais uma denúncia de garimpo sendo apurada, mas no momento não é possível dar mais informações.
Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real