Em visita à Chapada dos Guimarães, no sábado (22), o vice-governador Otaviano Pivetta se reuniu com o prefeito Osmar Froner e representantes da Feira do Produtor e decidiram pela readequação do projeto para o novo pavilhão da Feira, o projeto inicial previa o corte de árvores centenárias, fato que gerou mobilização da comunidade local contra o corte das árvores.
Também participaram da reunião, representantes do Ministério Público Estadual, Tenente Coronel Lupércio Cabral, e também secretários das Secretarias Municipal e Estadual da Agricultura Familiar. Em entrevista ao Alô Chapada, o prefeito Osmar Froner comemorou a decisão:
“Então, teve uma determinação, motivada pelo movimento ambientalista, que acionou o Ministério Público, que notificou a SEAF, e solicitou a vistoria da equipe técnica do Tribunal de Contas, Ministério Público, que condenou algumas árvores, mas preservou outras. Então, o vice-governador definiu que vai fazer um deslocamento da construção e vai preservar as árvores e às vezes fazer uma poda, mas o Cedro e outras árvores mais antigas, serão preservadas. É isso que a gente defendia e foi boa a decisão”, comemorou Froner.
RELEMBRE
Conforme o Alô Chapada publicou, duas árvores centenárias em Chapada dos Guimarães seriam derrubadas para ampliação da Feira do Produtor, nas proximidades da rodoviária do município. Uma das árvores é um pé de Cedro. A decisão polêmica tem causado revolta em alguns populares, que não concordam com a ação.
Com um investimento de R$ 4,3 milhões, a obra tem previsão para duração de 12 meses. A ordem para a readequação e ampliação da Feira do Produtor foi assinada no dia 25 de maio pelo governador em exercício Otaviano Pivetta e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
Ao todo, o espaço da Avenida Rio da Casca, o loteamento que será destinado à praça, conta com 16 árvores, sendo três mangueiras, um cedro, um flamboyant, cinco sibipirunas, quatro paineiras, uma embaúba e uma leucena. Todas elas de grande porte e algumas alcançando mais de dez metros de altura.
A prefeitura de Chapada dos Guimarães disse ainda que está promovendo o plantio de árvores na cidade. A ideia é que cem mudas de árvores sejam plantadas.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Dilson paulo 24/06/2024
Está faltando um vereador fazer um projeto em que na chapada cada árvore cortada o autor do corte deveria no mínimo #100 mudas plantadas.estou morando na florada onde ainda as árvores de estão preservadas,mas com o ritmo ascelerado de moradias aos poucos estão sendo cortadas.sem uma fiscalização prévia. Isto e inadmissível.
Mitiko Nakombi 24/06/2024
Coitado do Otaviano. Aos poucos vai conhecer os políticos de chapada e ver o nível de gente com quem está lidando. A parte já construída da tal feira do produtor é uma demonstração disso.
Maria de 24/06/2024
E pq não revitalizar a piscina pública? Afinal de contas ela faz parte da história de chapada, e merece atenção. Poderia criar um lindo parque pras famílias na região e reativar o uso dela
3 comentários