Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023, 10:11 - A | A

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023, 10h:11 - A | A

INTERNACIONAL

Documentário sobre geoparque é finalista em festival de cinema internacional

O diretor da obra, Ricardo Giaroli, considera o festival um dos mais importantes para a visibilidade da ciência

Da Redação

O episódio ‘Chapada dos Guimarães’, parte de uma série de documentários sobre geoparques brasileiros, foi selecionado para o Raw Science Film Festival (RSFF), e irá concorrer na categoria ‘Série de Documentário’. Esta é a única produção brasileira finalista da categoria, que competirá com produções dos Estados Unidos (EUA), Austrália e Holanda.

O principal objetivo do evento é humanizar a ciência, dando luz aos fatos trazidos por especialistas e celebrando a história da ciência.

Em maio deste ano, a série foi exibida pela TV Cultura e abordou 3 diferentes territórios: Geoparque Mundial Unesco Seridó (RN), Geoparque Aspirante Chapada dos Guimarães (MT) e o Projeto Geoparque Corumbataí (SP). 

O diretor da obra, Ricardo Giaroli, considera o festival um dos mais importantes para a visibilidade da ciência e aponta ainda que estar entre os finalistas significa uma grande conquista, pois, segundo ele, as produções audiovisuais brasileiras têm orçamentos menores em comparação às obras de outros países.

“O fato de ser selecionado é uma honra, pois é como se estivéssemos com um fusca, enquanto os demais seguem com Ferraris. Por isso, o mérito das pessoas que produzem ciência no Brasil é muito grande. São pesquisadores que têm paixão pelo local onde vivem e entendem que o trabalho é benéfico para a sociedade e precisa ser reconhecido. Um verdadeiro ganho para a popularização da ciência e para o turismo brasileiro”, disse.

Geoparque Chapada dos Guimarães
Segundo o membro do comitê Gestor do geoparque , Daniel Fernando Queiroz Martins, ideia do local é algo novo para o Brasil. No entanto, nos últimos 5 anos vem ganhando força e reconhecimento de profissionais e estudiosos de diversas áreas, principalmente no turismo, geologia, geografia e paleontologia.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia