A Comunidade Quilombola de Lagoinha de Baixo, zona rural de Chapada dos Guimarães, recebeu um avanço significativo na segurança hídrica com a perfuração de um poço tubular profundo, executado pela METAMAT.
O prefeito Osmar Froner (União), disse ao Alô Chapada que a obra foi viabilizada com recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Gilberto Cattani, contando ainda com uma contrapartida financeira da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães e apoio logístico para a execução do projeto.
Com 97 metros de profundidade, o poço alcançou uma vazão considerável de água potável, um alívio para as 27 famílias da comunidade que, até então, dependiam do abastecimento precário do Rio Lagoinha.
O prefeito Osmar Froner ressaltou a importância do trabalho da METAMAT e da contribuição do Deputado Catani para atender às necessidades da população local. “A falta de acesso à água de qualidade é uma realidade preocupante para a comunidade, que corria sérios riscos de contaminação devido ao uso de agrotóxicos nas lavouras e outras fontes de poluição,” destacou o prefeito.
Agora, a Prefeitura de Chapada dos Guimarães busca parcerias para a instalação de um reservatório de água e a construção de uma rede de abastecimento domiciliar, garantindo que a água potável chegue a cada residência. A iniciativa representa um importante passo para a melhoria das condições de vida das famílias quilombolas, contribuindo para a saúde e bem-estar da comunidade.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real