Chapada dos Guimarães, 08 de outubro (10h30) – Brigadistas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, seguem mobilizados no combate ao incêndio florestal que teve início no dia 1º de outubro, nas proximidades do Portão do Inferno. Ontem (07/10), dois esquadrões atuaram intensamente para conter os flancos do incêndio, concentrando os esforços na região do quilômetro 42 da rodovia estadual MT 251, próxima ao Terminal Turístico da Salgadeira.
Para reforçar as ações de combate, uma aeronave Air Tractor 502 foi utilizada, realizando lançamentos de água nas áreas de maior risco.
Hoje, dois esquadrões permanecem no local em ações de vigilância, monitorando o perímetro e atuando de forma preventiva para evitar a propagação do incêndio em caso de novas ignições. As operações contam exclusivamente com a Brigada do Instituto Chico Mendes, que mobiliza um total de 23 brigadistas para a missão.
Além das operações de combate, o parque está se preparando para a reabertura das atrações turísticas Véu de Noiva, Cachoeirinha e o Circuito das Cachoeiras, prevista para esta quinta-feira, 10 de outubro.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real